Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Motas vão passar a ter inspeção obrigatória a partir de outubro

Medida terá um custo de 12,5 euros mais IVA, mas ainda não abrange motos de cilindradas mais baixas.

Motas vão passar a ter inspeção obrigatória a partir de outubro
Notícias ao Minuto

13:40 - 11/05/16 por Notícias Ao Minuto

País Legislação

A partir de outubro vai passar a ser obrigatório fazer inspeção a motas, confirmou o Notícias ao Minuto junto do presidente da Associação Nacional de Centros de Inspeção Automóvel (ANCIA), Paulo Areal. A informação havia sido avançada hoje pelo Jornal de Notícias.

Para já, a legislação apenas inclui a obrigatoriedade de inspeção das motos acima de 250 cm3, ficando de fora os motociclos de cilindrada mais baixa [acima de 50 cm3], que Paulo Areal estima andarem à volta de um milhão em todo o país, incluindo tratores e máquinas industriais.

A associação tem vindo a defender que a legislação deve contemplar todos os outros motociclos, à imagem daquilo que já acontece, por exemplo nos Açores (desde 1994) e em Espanha (1998), onde motociclos, triciclos e quadriciclos são inspecionados e com resultado bastante positivo na redução da sinistralidade. 

De acordo com Paulo Areal, o possível alargamento da medida a veículos de gama inferior - considerado urgente -  é algo que já está a ser discutido com o Governo. Outra das propostas que a ANCIA tem para o setor é o aumento da periocidade de controlo periódico das inspeções automóveis. 

Relativamente às motos de gama superior, aquelas que a medida contempla, estima-se que circulem na estrada cerca de 80 mil. O presidente da ANCIA deixa ainda a garantia de que, em outubro, os centros de inspeção já estarão completamente "apetrechados" e aptos a inspecionar todo o tipo de motos. Na opinião de Paulo Areal, a medida vem dar resposta à "necessidade de controlo periódico" dos veículos que circulam na estrada. 

O responsável acredita que a imposição de inspeção de motos vai ter um impacto positivo na sensibilização dos condutores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório