Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Saiba o que fazer para se manter seguro em dia de mau tempo

Com dez distritos sob aviso laranja este fim de semana há uma série de perigos para os quais se deve precaver. Saiba como.

Saiba o que fazer para se manter seguro em dia de mau tempo
Notícias ao Minuto

16:56 - 07/05/16 por Carolina Rico

País Chuva

A chuva forte já se faz sentir nos 10 distritos de Portugal continental que hoje estão sob aviso laranja mas o estado do tempo ainda deverá agravar-se entre as 22h00 de sábado e as 04h00 de domingo.

Os portugueses devem, por este motivo, estar preparados para enfrentar inundações, derrocadas e mais perigos ao volante.

No seu site, a Autoridade Nacional de Proteção Civil  alerta para a possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, zonas subterrâneas com deficiências de drenagem ou locais historicamente mais vulneráveis.

Poderão ainda ocorrer danos em estruturas montadas ou suspensas; piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo; queda de ramos ou árvores; saturação ou perda da consistência dos solos, o que pode originar deslizamentos de terras.

Para evitar ou minimizar o impacto destes fenómenos pede-se aos visados pelo mau  tempo que procurem:

Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e retirada de objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao escoamento;

Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade;

Não atravessar zonas inundadas uma vez que poderão existir buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas ‘escondidos’ pela água;

Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas como andaimes ou placards;

Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de árvores, orla costeira e zonas ribeirinhas;

Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos na orla marítima.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório