Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Português eleito vereador de autarquia a sul de Londres

O português Carlos Portal Castro foi eleito vereador em Crawley, cidade a sul de Londres, mas eleições autárquicas inglesas de quinta-feira, mas Aurélio Spínola falhou o mesmo feito em Great Yarmouth, no este do país.

Português eleito vereador de autarquia a sul de Londres
Notícias ao Minuto

11:06 - 06/05/16 por Lusa

País Inglaterra

Carlos Castro foi eleito na área de Tilgate, ajudando o partido Trabalhista a reforçar a maioria no município de Crawley, uma cidade localizada perto do aeroporto de Gatwick e habitada por um grande número de imigrantes, entre os quais uma comunidade que ronda os cinco mil portugueses. 

No Reino Unido desde 2009, viveu inicialmente no País de Gales, mas em 2013 mudou-se para Crawley, onde encontrou dificuldades em encontrar habitação e escola para as três filhas, motivando este bancário a tornar-se ativo na comunidade e a envolver-se na política.

Castro junta-se a Guilherme Rosa, vereador no município londrino de Lambeth desde 2015, também pelo Labour, no restrito número de portugueses eleitos atualmente no Reino Unido.

Pelo contrário, Aurélio Spinola, que era candidato pelo partido UKIP em Great Yarmouth, falhou a eleição ganha pelo "histórico" Michael Jeal, do partido Trabalhista.

Nascido em Cabo Verde, mas detentor da nacionalidade portuguesa, Aurélio Spínola foi motivo de críticas dentro da comunidade portuguesa local por aceitar ir a votos representando um partido que defende a saída da União Europeia e maior controlo sobre a imigração.

No entanto, o enfermeiro, em declarações à agência Lusa, demarcou-se invocou o estatuto de independente para se demarcar destas orientações políticas do UKIP, alegando que o principal objetivo da candidatura era defender a numerosa portuguesa na cidade costeira.

Mesmo sem eleger Aurélio Spínola, o partido eurocético acabou por ganhar quatro assentos dos 13 em disputa, quatro à custa do "Labour", e passou para segunda maior força política a nível local, atrás do do partido Conservador.

O Reino Unido realizou eleições na quinta-feira para escolher milhares de autarcas em Inglaterra, parlamentares na Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, comissários de polícia e presidentes das Câmaras de Londres e de outras grandes cidades inglesas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório