Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Troika tira confiança aos portugueses

A sétima visita dos membros a troika a Portugal parece ter sido a gota de água para a confiança dos portugueses num futuro melhor. O barómetro i/Pitagórica, publicado na edição desta sexta-feira do jornal, mostra que 52.9% dos inquiridos deitou a toalha ao chão pois já não acredita no modelo de ajustamento concebido pela troika.

Troika tira confiança aos portugueses
Notícias ao Minuto

07:23 - 29/03/13 por Notícias Ao Minuto

País Barómetro

Num barómetro realizado entre os dias 19 e 24 de Março, mostra que mais de metade dos inquiridos assume ter perdido toda e qualquer confiança no programa apresentado pela troika, que tem definido a vida nacional nos últimos dois anos.

Mais de 70% dos questionados avalia negativamente o executivo de Pedro Passos Coelho, calhando ao primeiro-ministro e ao ministro das Finanças, Vítor Gaspar, as classificações mais baixas. Desta amostra que avaliou com nota negativa o actual Governo, 49.1% defende que o resultado alcançado por Portugal na última avaliação da aplicação do memorando foi mau.

Por seu turno, e como mostra o jornal i, do total de 503 inquiridos, uma pequena quantia de 14.3% mostra-se compreensiva com o facto de as previsões terem falhado.

Quanto à credibilidade das medidas de austeridade negociadas 26.2% dos inquiridos acreditam que o fracasso das metas negociadas em Maio de 2011 foi a gota d água para a credibilidade perante a austeridade.

Este estudo mostra ainda que o grosso dos descontentes pertence a mulheres, entre os 18 e os 35 anos, de classe social media-baixa e que votaram no PS do ex-governante José Sócrates nas legislativas de Junho de 2011.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório