Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

Sabe quantos países tem a União Europeia? Maioria dos portugueses não

A sondagem da Marktest mostra a forma como os portugueses veem a Europa.

Sabe quantos países tem a União Europeia? Maioria dos portugueses não
Notícias ao Minuto

23:55 - 03/05/16 por Inês André de Figueiredo

País Marktest

Com a aproximação do Dia da Europa (9 de Maio), a Marktest realizou uma sondagem para perceber “o que sabem e o que acham os portugueses acerca da União Europeia”. Assim, a sondagem quis perceber quantos portugueses sabem o número de países que constituem a UE, qual o país que se considera ter mais poder, e qual o sentimento em relação a ser cidadão português ou europeu.  

Quando questionados acerca do número de países que constituem a União Europeia, apenas 14% dos inquiridos respondeu corretamente: 28 países. Num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, sabe-se que 40% dos inquiridos não souberam ou não quiseram respondem, enquanto 45% erraram na resposta.

“Isso significa que apenas um em cada sete portugueses sabe o número correto de países que constituem a União Europeia”.

No que toca ao “país que se considera ter mais poder”, 73% das pessoas responderam a Alemanha, sendo que 11,5% falam noutros países como Reino Unido e França e 16% não sabem ou não respondem.

Quanto à ideia de se sentirem mais cidadãos portugueses ou europeus, a resposta é “inequívoca: 83% dos inquiridos afirmou considerar-se mais português, e apenas 14% mais um cidadão europeu”.  

Recomendados para si

;
Campo obrigatório