Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

"O mundo não está fácil". Marcelo pessimista

O Presidente da República de Portugal, que chegou hoje a Moçambique, após uma visita a Itália, manifestou-se pessimista face ao quadro europeu e ao contexto global, apontando a situação da Grécia como uma das preocupações.

"O mundo não está fácil". Marcelo pessimista
Notícias ao Minuto

07:18 - 03/05/16 por Lusa

País Presidentes

Numa conversa com os jornalistas, durante o voo de Lisboa para Maputo, em que não quis falar de Moçambique, Marcelo Rebelo de Sousa considerou que "o mundo não está fácil e que a Europa não está fácil" e declarou-se "pessimista, no quadro europeu, no quadro global".

Segundo o chefe de Estado português, a Europa enfrenta neste momento "um acumular de preocupações", entre os quais a situação da Grécia, sobre a qual afirmou: "Não é verdade que tenha sido pedida de cimeira extraordinária, mas há uma suspensão dos contactos institucionais e isso merece acompanhamento e preocupação".

Marcelo Rebelo de Sousa mencionou como outros motivos de preocupação a desaceleração da economia norte-americana, as notícias vindas da Síria e da Líbia e as diferentes visões entre Leste e Sul da Europa sobre as prioridades de segurança e defesa da União Europeia.

O chefe de Estado referiu também que "as economias europeias não estão a crescer muito", advertindo para o impacto que isso poderá ter nas exportações portuguesas: "Podemos ter problemas".

"Neste momento e nos próximos tempos, há evoluções que nós não controlamos e que podem, de facto, criar contextos complicados", reforçou.

O Presidente português salientou ainda que vai haver "muitas eleições na Europa em pouco tempo": legislativas em Espanha, o referendo no Reino Unido sobre a permanência na União Europeia e os atos eleitorais de 2017 em França e na Alemanha.

Marcelo Rebelo de Sousa inicia hoje uma visita de Estado de quatro dias a Moçambique, com viagem de regresso a Lisboa no sábado de manhã.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório