Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Marcelo lembra "cidadão politicamente empenhado" Paulo Varela Gomes

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou hoje pesar pela morte do historiador de arquitetura e escritor Paulo Varela Gomes, que lembrou como "cidadão politicamente empenhado" e que assumiu "desassombradamente a sua doença terminal".

Marcelo lembra "cidadão politicamente empenhado" Paulo Varela Gomes
Notícias ao Minuto

17:53 - 30/04/16 por Lusa

País Presidentes

"O Presidente da República manifesta o seu pesar pela morte de Paulo Varela Gomes. Destacado historiador da arte e da arquitetura, cronista, escreveu nos últimos anos sobre Goa, sobre a vida no campo, e revelou-se também como romancista idiossincrático, autobiográfico e especulativo", lê-se na nota divulgada no sítio da internet da Presidência da República.

Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que Varela Gomes foi um "cidadão politicamente empenhado, participou em vários movimentos da esquerda portuguesa, com posições veementes e, com frequência, heterodoxas".

"Assumiu desassombradamente a sua doença terminal, em textos e entrevistas, e foi nesses anos de doença que publicou as suas obras literárias mais marcantes", recordou ainda o chefe de Estado.

O crítico, historiador de arquitetura e professor universitário Paulo Varela Gomes morreu hoje, quatro anos depois de lhe ter sido diagnosticado um cancro, confirmou à Lusa o arquiteto Walter Rossa, amigo próximo do também escritor.

A notícia foi avançada num artigo assinado por António Guerreiro na edição digital do jornal Público, recordando o texto escrito para a revista Granta no ano passado, e reproduzido em diversas páginas pela Internet, intitulado "Morrer é mais difícil do que parece", no qual Paulo Varela Gomes relata o processo de descoberta do cancro e de consequente vivência com a doença.

Entre o diagnóstico e o momento da escrita do texto na Granta, Varela Gomes publicou três romances (um dos quais, "Hotel", venceu o prémio PEN Narrativa em 2015), uma coletânea de colunas para jornais e terminou mais um romance e um livro de contos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório