Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Alunos ciganos 'postos em sentido'

O Executivo liderado por Pedro Passos Coelho quer assegurar que todas as crianças ciganas integrem o ensino pré-escolar e que completem a escolaridade obrigatória, indica a edição desta quinta-feira do Jornal de Notícias. Estes objectivos, refira-se, entroncam a Estratégia Nacional de Integração das Comunidades Ciganas (ENICC), ontem aprovada em Conselho de Ministros.

Alunos ciganos 'postos em sentido'
Notícias ao Minuto

08:59 - 28/03/13 por Notícias Ao Minuto

País Escolas

Todas as crianças ciganas devem integrar o ensino pré-escolar, bem como completar a escolaridade obrigatória. Pelo menos, esse é o objectivo do Governo, e uma das metas contempladas na Estratégia Nacional de Integração das Comunidades Ciganas (ENICC), ontem aprovada em Conselho de Ministros.

Nesta senda, a ENICC pretende “aumentar os índices de escolarização” desta comunidade, prevendo fazer subir “progressivamente até 2020 a taxa de sucesso dos agrupamentos de escolas que têm uma população cigana significativa, aproximando-a da taxa nacional”.

Saliente-se ainda que numa nota enviada à agência Lusa, o secretário de Estado Adjunto do ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Feliciano Barreiras Duarte, indica que este é o primeiro plano nacional com vista à integração das comunidades ciganas.

“A ENICC foi delineada numa lógica intercultural e pretende assegurar a inclusão das comunidades ciganas portuguesas na sociedade maioritária, procurando ir ao encontro dos seus principais problemas com o especial cuidado de salvaguardar o respeito pelos seus valores e tradições”, pode ler-se na referida nota.

Porém, acrescenta o mesmo documento, “é, no entanto, certo que esta integração passa por uma postura diferente por parte das comunidades ciganas e pela assunção das normas por que todos os portugueses se devem reger, em termos de direitos e deveres, exercendo, assim, a sua cidadania plena com vista a potenciarmos mais coesão social e igualdade de oportunidades”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório