Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Crimes matam portugueses, táxis só não param 'águias', Esquerda 'safa'

Depois das comemorações do 25 de Abril, o país acordou com cenas de violência no Cais do Sodré. Não menos chocante foi o vídeo do cão atirado pelo próprio dono de uma ponte e o caso da portuguesa cujo corpo foi encontrado desmembrado na Alemanha. No plano político, a Esquerda ‘safou’ Costa, mas muito há ainda a discutir sobre o Programa de Estabilidade. E não se esqueça, termina hoje o prazo para entregar a declaração de IRS e a partir das 13h00 não vá à farmácia aviar receitas eletrónicas.

Crimes matam portugueses, táxis só não param 'águias', Esquerda 'safa'
Notícias ao Minuto

06:11 - 30/04/16 por Ana Lemos

País Assim foi...

Foi na mão (e não na lapela) que o Presidente da República decidiu levar o cravo vermelho, oferecido por jovens, para as cerimónias dos 42 anos da Revolução dos Cravos. No seu discurso, Marcelo destacou que ainda há muito a fazer, apesar de o saldo ser claramente positivo para quem tiver a memória dos anos 70. “Muito tranquilizador”, comentou Costa.

O que, pelo contrário, deixou tudo e todos em sobressalto foi o episódio filmado, na manhã do passado domingo, no Cais do Sodré. O dono de um restaurante recusou atender àquela hora um grupo de jovens e a reação não foi a melhor. Boa não foi também a reação dos internautas à atitude de um jovem que decidiu atirar o seu cão do alto de uma ponte em Oeiras. Uma queixa já foi apresentada.

Indignação e consternação, cá e lá fora, causaram ainda os casos de um estudante português agredido na Polónia por um militar. Segundo a imprensa polaca, o jovem, que integra um grupo de mais 15 portugueses, terá sido confundido com um muçulmano (o que parece ser algo recorrente). Mais chocante foi o caso da portuguesa Maria da Cruz, cujo corpo foi encontrado desmembrado num rio de uma cidade alemã. Coube ao ex-namorado identificar o corpo. E em Luanda, um casal português foi assassinado. O caso está a ser investigado mas uma sobrinha fala de “homicídio encomendado”.

Além fronteiras destaque para as polémicas declarações do ex-advogado de Salah Abdeslam e ao ataque em Cabo Verde. Num posto militar 11 pessoas foram mortas, duas das quais de nacionalidade espanhola, obrigando ao encerramento temporário de todos os aeroportos do país. O autor do ataque foi detido e, tudo aponta para que, na origem do caso estejam motivos pessoais. Na sede da Apple, em Sillicon Valley, foi encontrado o corpo de um homem e em Baltimore um indivíduo vestido de panda barricou-se no edifício de uma televisão, ameaçando ter uma bomba. Acabou baleado pela polícia

À parte de todos estes ‘casos de polícia’, o reembolso do IRS arrancou esta semana a ser efetuado. Se é trabalhador independente, não se esqueça, o ‘seu prazo’ arranca a partir de amanhã (1 de maio). Já agora retenha também esta informação: entre as 13h00 de hoje e as 4h00 deste domingo, as farmácias não vão poder aviar receitas eletrónicas.

Eles prometeram e cumpriram. Os táxis saíram à rua em Lisboa, Porto e Faro em protesto contra a Uber. O trânsito sofreu alguns constrangimentos e a fechar o dia de protestos, houve alguns incidentes a registar. Do Parlamento saíram com uma “mão cheia de nada”, já do encontro com governantes levaram na ‘bagagem’ uma garantia. Esta foi também a semana em que o caso Simba regressou à ordem do dia e gerou onda de críticas por também o dono do cão ter sido condenado.

O ‘amigo’ de Costa, que vai dar também uma ‘ajudinha’ aos lesados, foi ao Parlamento explicar-se. Resta saber se e quem convenceu. Por lá esteve, no final da semana, o próprio António Costa para, no debate quinzenal, tentar tranquilizar a Esquerda e os partidos da oposição. O mesmo não conseguiu o ministro das Finanças que assumiu existir um “plano de contingência”. O que fez soar todas as campainhas de alarme. Destaque ainda para PCP, Bloco e PEV que ‘safaram’ o Executivo ao chumbarem o projeto de resolução do CDS.

Na véspera, a DGO divulgou os dados da execução orçamental. Todos reagiram e até o Presidente Marcelo veio esclarecer um pequeno pormenor. Enquanto isso, a DBRS decidiu manter-nos acima do nível lixo. O que ainda está por explicar é a ligação do diretor de campanha de Passos à operação Lava Jato, que se mantém na ordem do dia. E por falar no outro lado do Atlântico, na Venezuela, para poupar energia os serviços públicos abrem apenas dois dias por semana. Protestos e pilhagens têm sido notícia, assim como carências alimentares.

O que ainda deu (muito) que falar foi a morte de Prince. Novas informações foram reveladas, nomeadamente problemas financeiros e que há pouco tempo foi diagnosticado com Sida. Se é fã do ‘Príncipe da música’, fique a saber que na próxima semana será exibido nas salas portuguesas o biopic ‘Purple Rain’, lançado em 1984.

Esta semana ficou ainda marcada por buscas aos Estaleiros de Viana e no Ministério da Defesa, e pelo fim, com sucesso, da campanha pelo quadro de Domingos Sequeira que graças a todos está “no Lugar Certo”, no Museu Nacional de Arte Antiga. Menos sorte teve o tenista João Sousa, que foi eliminado na segunda ronda do Estoril Open. Ainda no desporto, na véspera do clássico na Invicta, o Benfica recebeu e venceu o Vitória de Guimarães, garantindo a manutenção da liderança do campeonato.

O caso BPI continuou a dar que falar. Ulrich está disposto a continuar mas tudo aponta para que o adeus esteja próximo. A fechar, está a chegar uma semana de verão, com os termómetros a chegarem aos 30º graus, e de combustíveis mais caros. A propósito, e o carro que se prometia e que, afinal, não constava? Aconteceu num programa da TVI. Se hoje for fazer as compras do mês, leia isto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório