Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

PJ faz buscas nos Estaleiros de Viana e no Ministério da Defesa

Suspeitas de gestão danosa e corrupção desencadearam operação da Polícia Judiciária. Entretanto, a PGR já confirmou a investigação, bem como fonte do ministério da Defesa.

PJ faz buscas nos Estaleiros de Viana e no Ministério da Defesa
Notícias ao Minuto

12:44 - 29/04/16 por Pedro Filipe Pina

País Operação

A Polícia Judiciária está a levar a cabo buscas nos Estaleiros de Viana do Castelo e no ministério da Defesa, em Lisboa.

Em comunicado, as autoridades adiantam que em causa estão suspeitas de gestão danosa, corrupção e participação económica em negócio. A TVI 24 realça que esta suspeita de participação económica em negócio estará ainda relacionado com a anterior administração dos Estaleiros de Viana do Castelo.

A operação que decorre mobiliza 30 inspetores, cinco procuradores do DCIAP, e dois magistrados judiciais.

Entretanto, a Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou que as buscas de hoje em diversos pontos do país estão relacionadas com a subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) e a venda do navio Atlântida.

Até ao momento, acrescenta PGR em comunicado, ainda não foram constituídos arguidos.

Fonte da PJ adiantou à Lusa que as buscas estão relacionadas a venda do ferryboat adjudicado por 8,7 milhões de euros à Douro Azul em julho de 2014 pela administração dos Estaleiros de Viana, após o incumprimento de um armador grego que tinha vencido o concurso público internacional lançado em março desse ano.

Questionada pela Lusa, fonte do ministério da Defesa precisou também que as buscas realizadas visaram recolher elementos sobre decisões do anterior executivo PSD/CDS-PP.

Recorde-se que atualmente a gestão destes estaleiros se encontra em regime de subconcessão à West Sea, num processo longo que deu lugar a protestos dos trabalhadores e a dada altura críticas, nomeadamente de José Maria Costa, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Azeredo Lopes é o atual ministro da Defesa, tendo assumido no final de 2015 o cargo anteriormente ocupado por Aguiar-Branco, ministro da Defesa do Executivo de Passos Coelho.

[Notícia atualizada às 14h50]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório