Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Taxistas já iniciaram marcha de protesto em Lisboa e Porto

Várias centenas de taxistas deram início pelas 09h30 na praça Gonçalves Zarco, no Porto, a uma marcha lenta de protesto contra o transporte de passageiros por condutores ligados à empresa de serviço de transporte privado Uber. Também os taxistas em Lisboa partiram à mesma hora, do Campus de Justiça, no Parque das Nações, em direção ao aeroporto de Lisboa.

Taxistas já iniciaram marcha de protesto em Lisboa e Porto
Notícias ao Minuto

10:07 - 29/04/16 por Lusa

País Uber

No Porto, a marcha lenta vai percorrer a marginal do Porto até à zona da Ribeira, seguindo depois até aos Aliados, junto à Câmara do Porto, onde os taxistas serão recebidos pelo presidente da Câmara, Rui Moreira.

Já em Lisboa, o ambiente no Parque das Nações, ponto de encontro da concentração dos taxistas, esteve calmo, apesar do forte dispositivo policial, como constatou a agência Lusa no local.

Em declarações à Lusa, José Monteiro, vice-presidente da Antral - Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros, disse que o objetivo deste protesto é pedir a intervenção do autarca junto da tutela para que os objetivos do setor sejam alcançados, designadamente que o Governo suspenda a atividade da Uber.

José Monteiro referiu ainda prever que a marcha "corra dentro da normalidade", mas admitiu a eventualidade de ocorrerem "algumas provocações", apelando a que "os ânimos se mantenham calmos, para que [o protesto] seja pacífico".

Em Lisboa, a marcha lenta -- que tem como destino a Assembleia da República -, vai passar pelo aeroporto, Rotunda do Relógio, Avenida Almirante Gago Coutinho, Avenida Estados Unidos da América, Entrecampos, Avenida da República, Avenida Fontes Pereira de Melo, Avenida da Liberdade, Rossio, Rua do Ouro, Câmara de Lisboa, Avenida 24 de julho e Rua D. Carlos I.

No Porto, o comissário da PSP do Porto, referiu que não estão previstas grandes perturbações nos acessos e dentro da cidade, uma vez que os táxis seguirão pelas frentes marítima e ribeirinha do Porto.

O comissário, José Ferreira,afirmou à Lusa que os agentes irão acompanhar todo o percurso e estão preparados para intervir em qualquer eventualidade.

O serviço de transporte Uber permite chamar um carro descaracterizado com motorista privado através de uma plataforma informática que existe em mais de 300 cidades de cerca de 60 países.

Num manifesto entregue ao Governo este mês, as associações apelam à população para se solidarizar na "luta contra a Uber" e afirmam que o serviço é ilegal porque não se "submete às regras legais que em Portugal disciplinam a atividade do transporte em táxi".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório