Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Espaço de Observação de Aves abre quatro meses após a inauguração

O Espaço de Visitação e Observação de Aves (EVOA), em Vila Franca de Xira, vai abrir ao público no dia 7 de Abril, quatro meses após a cerimónia de inauguração, que contou com a presença da ministra do Ambiente.

Espaço de Observação de Aves abre quatro meses após a inauguração
Notícias ao Minuto

18:06 - 25/03/13 por Lusa

País Vila Franca de Xira

Rui Alves, responsável pela Coordenação da Produção Florestal e Recursos Silvestres da Companhia das Lezírias, disse hoje à agência Lusa estarem ultrapassadas "as questões burocráticas e de licenciamento" que atrasaram a abertura do espaço ao público.

Dos 2,35 milhões e de euros investidos no projecto, a BRISA comparticipou com cerca de 1,3 milhões. Perto de um milhão veio de fundos comunitários, enquanto a promotora do espaço, a Companhia das Lezírias, contribuiu com cerca de 63 mil euros.

"A construção de mais uma âncora de desenvolvimento sustentável no nosso território é um momento relevante e marcante. Cria conhecimento, emprego e dinamismo económico na área da conservação da natureza e da educação ambiental, com o objectivo de ser atracção do turismo nacional e internacional", destacou Assunção Cristas a 1 de Dezembro de 2012, dia da inauguração.

Os responsáveis pelo EVOA, situado na Lezíria Grande de Vila Franca de Xira, esperam que o espaço venha a receber, por ano, entre 35 a 50 mil visitantes. O projecto criou quatro postos de trabalho a tempo inteiro e vai criar um número indeterminado de postos de trabalho a tempo parcial, correspondente aos monitores que vão dar apoio aos visitantes.

O EVOA, projecto desenvolvido em parceria com diversas entidades públicas e privadas, visa criar condições para atrair e fomentar a permanência de diferentes espécies de aves, tendo em conta que o estuário do Tejo acolhe mais de 200 espécies, com concentrações superiores a 120.000 aves, algumas raras.

O espaço criado permitirá a observação privilegiada de aves pelo público em geral e, sobretudo, por comunidades de observadores de aves (‘birdwatchers’) e por investigadores, potenciando o desenvolvimento de estudos científicos.

Por outro lado, o EVOA - Espaço de Visitação e Observação de Aves, situado na confluência dos rios Sorraia e Tejo, tem componentes lúdicas e pedagógicas viradas essencialmente para as escolas e as famílias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório