Meteorologia

  • 20 OUTUBRO 2017
Tempo
19º
MIN 19º MÁX 19º

Edição

Gastronomia de Trás-os-Montes candidata a Património da Humanidade

A Gastronomia de Trás-os-Montes e Alto Douro vai ser candidatada a Património Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco, anunciaram hoje os promotores.

Gastronomia de Trás-os-Montes candidata a Património da Humanidade
Notícias ao Minuto

14:37 - 12/04/16 por Lusa

País UNESCO

As promotoras são três associações locais de desenvolvimento local, a Desteque, Corane e Douro Superior, que representam a maioria dos municípios de toda a região e que vão fazer a apresentação pública da pretensão na sexta-feira.

A Comissão Executiva será presidida por Duarte Moreno, presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, e da Desteque, para quem na próxima sexta-feira será dado "o primeiro passo em direção a um objetivo antigo das gentes de Trás-os-Montes e Alto Douro", que se pretende culmine em março de 2018 com a apresentação formal da candidatura à UNESCO.

"Esta candidatura da nossa gastronomia a tão elevada distinção certamente unirá à volta deste desígnio todos os filhos destas terras, os que cá estão e toda a nossa diáspora", acredita o autarca transmontano.

Duarte Moreno está convencido de que "faz parte da cultura identitária (transmontana) saber responder a estes desafios, que tanto valorizam a nossa forma de ser e estar, como promoverão certamente um futuro com mais oportunidades".

Os pormenores da candidatura são remetidos para a apresentação pública, na Quinta do Romeu, em Mirandela, tendo sido revelado que a Comissão de Honra será presidida pelo destacado transmontano, Adriano Moreira, que participará na sessão de divulgação.

A Comissão Executiva, divulgaram os promotores, será liderada por Duarte Moreno e integrará os presidentes da Douro Superior e da Corane, o empresário Dinis Alves Cordeiro e o autarca António Fidalgo Martins.

A Comissão Técnica da candidatura será liderada por Carlos Laranjo Medeiros, que já coordenou e desenvolveu outras candidaturas idênticas a distinções da UNESCO, o organismo das Nações Unidas para a Ciência, Cultura e Educação.

Na sessão de apresentação será feita a caracterização da manifestação cultural e o seu âmbito geográfico, divulgados elementos da candidatura, bem como o desenvolvimento de um plano de salvaguarda e promoção deste património.

A Candidatura da Gastronomia e dos Produtos da Terra Ligados à Alimentação de Trás-os-Montes e Alto Douro a Património Cultural Imaterial da Humanidade apresentará também as linhas de um programa de envolvimento das gentes e entidades transmontanas e alto-durienses neste processo.

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório