Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Zé Povinho, a fazer manguitos há 167 anos

O doodle – imagem do dia no Google – desta quinta-feira assinala o 167.º aniversário de Rafael Bordalo Pinheiro, o artista português que é o ‘pai’ da figura do Zé Povinho. Conhecido pela sátira das suas caricaturas e pela sua qualidade como ceramista, Bordalo Pinheiro fez do homem do manguito um símbolo do povo português, que ainda hoje é usado em manifestações.

Zé Povinho, a fazer manguitos há 167 anos
Notícias ao Minuto

09:42 - 21/03/13 por Notícias Ao Minuto

País Bordallo Pinheiro

O desenho que habitualmente ‘enfeita’ o logo do motor de busca Google, é hoje dedicado a um dos maiores artistas portugueses. Rafael Bordallo Pinheiro, que nasceu há 167 anos.

Bordallo Pinheiro foi é um dos nomes mais importantes da cultura portuguesa e o seu enorme sucesso ainda se mantém nos dias de hoje através das figuras de loiça, como as terrinas ‘repolho’, as travessas ‘folha de couve’ ou as andorinhas de loiça.

Por outro lado, o artista continua a ser intemporal, e não é só pela recente e crescente moda das suas peças de cerâmica. A sua obra mais repetida, mais evocada e mais adaptada será o Zé Povinho, o homem de barba esquisita e de mão levantada que se tornou um símbolo do povo português.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório