Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Coimbra recebe formação para comunicar com crianças autistas

O Centro de Intervenção Comportamental (CIC) de Condeixa-a-Nova promove, em Coimbra, no próximo fim-de-semana, uma formação para apresentar uma das ferramentas "mais eficazes" no desenvolvimento da comunicação em crianças autistas ou com outros atrasos do desenvolvimento.

Coimbra recebe formação para comunicar com crianças autistas
Notícias ao Minuto

11:39 - 20/03/13 por Lusa

País Comportamento

Segundo o médico Sérgio Baptista, presidente do centro, o programa Picture Exchange Communication System (PECS) "é uma estratégia específica para as crianças que não comunicam ou falam com muitas limitações".

Desenvolvido pelos ingleses da Pyramid Educational Consultants, o programa desenvolve as competências iniciais de comunicação expressiva utilizando imagens.

"É um sistema que faz parte de uma estratégia mais global de tratamento do autismo, que se dirige a um grupo de crianças com problemas de comunicação", sublinhou o presidente do CIC, destacando que as crianças abrangidas acabam por "conseguir exprimir a suas necessidades e fazer frases completas".

Numa nota enviada à Lusa, o CIC considera que "mais do que utilizar imagens para suporte visual, o PECS é um sistema de comunicação funcional que desenvolve importantes competências sociais e comunicativas, sendo de fácil acesso, económico e cientificamente testado como uma das intervenções comunicativas mais eficazes".

A formação destina-se a técnicos e famílias, nomeadamente terapeutas da fala, educadores de infância, professores de Educação Especial, docentes, pais, familiares e profissionais do sector da saúde.

A formação, da responsabilidade técnica da Pyramid Educational Consultants, decorre no sábado e domingo, estando neste momento inscritas cerca de 60 pessoas de Norte a Sul do País, entre técnicos e familiares.

O autismo é uma perturbação do desenvolvimento que se caracteriza por défices na interacção social, problemas na comunicação, padrões estereotipados, e pouco funcionais, de comportamento que têm um enorme impacto ao longo da vida no indivíduo, na família e na sociedade.

Criado em 2011, o CIC é uma cooperativa que tem como missão apoiar crianças e jovens portadores de autismo, através da terapêutica baseada na Análise Comportamental Aplicada – ABA, "a única metodologia que apresenta evidência científica da sua eficácia e segurança no tratamento do autismo".

Quando uma criança não fala é absolutamente urgente dotá-la de um método de comunicação que permita a satisfação das suas necessidades - o PECS é fácil de aprender pela maioria das crianças (com diferentes tipos de diagnóstico), é portátil, pouco dispendioso e compreensível a todas as pessoas que se cruzam no dia-a-dia das crianças.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório