Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

PSP ameaça com protestos para exigir promoção de mais polícias

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) ameaçou hoje fazer ações de protesto, caso o Governo não promova, nos próximos dias, os mais de 500 polícias que esperam, quase há dois anos, pela conclusão do concurso.

PSP ameaça com protestos para exigir promoção de mais polícias
Notícias ao Minuto

17:16 - 07/03/16 por Lusa

País Sindicatos

Segundo a ASPP, cerca de 500 agentes e 50 chefes aguardam, desde setembro de 2014, pela conclusão do concurso de promoção a agente principal e chefe principal.

"Passado este longo período de atrasos e de muita argumentação para a justificação desta espera, que continua sem fim à vista, a ASPP/PSP exige ao Governo que ponha fim a esta situação, que tem resultado em grandes prejuízos", adianta o sindicato, em comunicado.

Nesse sentido, e "caso nos próximos dias este problema não seja resolvido", a ASPP anuncia que "não terá outra alternativa que não seja desenvolver ações de protesto".

Também na semana passada, o Sindicato Nacional da Polícia (SINAPOL) pediu esclarecimentos ao Ministério da Administração Interna (MAI) sobre os atrasos nas promoções dos mais de 500 polícias.

O presidente do SINAPOL, Armando Ferreira, disse à agência Lusa que "nunca um processo" de promoção demorou tanto tempo como este, afirmando que, desde 01 de dezembro de 2015, com a entrada em vigor do novo estatuto, cabe à ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, promover os polícias.

De acordo com o presidente do SINAPOL, a promoção de agente para agente principal envolve um aumento de cerca de 250 euros.

Além dos mais de 500 agentes e chefes, estão também à espera para serem promovidos a comissário 44 subcomissários.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório