Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Presidente do INEM demitido pelo Ministério da Saúde

Paulo Campos estava suspenso de funções desde outubro passado.

Presidente do INEM demitido pelo Ministério da Saúde
Notícias ao Minuto

15:50 - 15/02/16 por Patrícia Martins Carvalho

País Polémica

Paulo Campos foi, esta segunda-feira, demitido da função de presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica.

O Notícias ao Minuto apurou, junto de fonte do Ministério da Saúde, que a tutela seguiu as recomendações dadas pela Inspeção Geral das Atividades em Saúde no relatório acerca da atuação do então presidente do INEM.

"O Ministro da Saúde homologou a proposta de cessação de comissão de serviço no cargo de Presidente do Conselho Diretivo do INEM do Dr. Paulo Campos, constante do Relatório final do processo disciplinar instruído pela Inspeção-Geral das Atividades em Saúde", lê-se no comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.

Na mesma nota, a tutela indica que o "dr. Luís Meira, designado em regime de substituição com efeitos a 16 de outubro de 2015, manter-se-á em funções até à conclusão do procedimento concursal que será aberto oportunamente".

Apesar de toda esta situação, Ministério da Saúde "reitera a confiança na Instituição INEM sublinhando o elevado profissionalismo dos seus trabalhadores e a qualidade do seu desempenho operacional".

A investigação foi levada a cabo depois de denúncias de que Paulo Campos teria usado um helicóptero da instituição para facilitar o transporte de uma paciente de quem seria amigo.

No entanto, esta versão sempre foi negada pelo visado que garantiu não conhecer a paciente em causa.

“Eu não conhecia a família. Está provado no processo disciplinar que conheci a família no dia em que me desloquei às urgências do Hospital de Cascais”, assegurou Paulo Campos em entrevista dada à TVI no dia 13 de janeiro.

Mas agora, concluída a investigação, a Inspeção Geral das Atividades em Saúde concluiu que a forma de atuar de Paulo Campos não foi a mais correta, tendo em conta a posição de liderança que ocupava na instituição. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório