Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Ponte de Lima: "Não tínhamos uma cheia com esta dimensão há 15 anos"

Em Ponte de Lima, as cheias têm afetado apenas algum comércio e estima-se que mesmo subindo ligeiramente durante a noite não irão causar mais danos.

Notícias ao Minuto

20:35 - 13/02/16 por Anabela de Sousa Dantas

País Mau tempo

Ponte de Lima não é uma vila estranha a cheias causadas pelo caudal do rio Lima, estando as autoridades locais já prevenidas para situações do género. Ainda assim, conforme indicou Vasco Ferraz, vereador da Câmara Municipal de Ponte de Lima, ao Notícias ao Minuto, este ano a situação tem sido mais complicada que em anos transatos.

“Nós já não tínhamos uma cheia com esta dimensão há cerca de 15 anos, precisamente o ano de construção da última barragem. A partir do momento em que foram construídas as barragens, os caudais tem andado sempre muito controlados, apesar do índices de pluviosidade poderem ser mais elevados. Este ano tem aumentado, tem sido muitos dias de chuva”, indicou Vasco Ferraz.

O responsável acrescentou, no entanto, que para além de dois espaços comerciais inundados, não tem havido registos de danos de maior gravidade.

Este sábado de manhã, o caudal do rio subiu o Passeio 25 de Abril, como pode ver nas imagens gentilmente cedidas pela residente Ana Martins, mas apenas durante o período entre as 7h e as 11h.

“Nesta altura estamos com o caudal do rio ainda a descer, e com as descargas das barragens até a aumentar. À partida poderá subir ligeiramente outra vez por volta das 22h30/23h mas já não correremos grande perigo”, salvaguardou o vereador limiano.

Envie as suas fotografias do mau tempo para euvi@noticiasaominuto.com

Recomendados para si

;
Campo obrigatório