Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Dezenas protestaram contra "invasão islâmica" e políticos "traidores"

Cerca de 80 pessoas manifestaram-se hoje, em Lisboa, contra aquilo a que chamam de "invasão islâmica" da Europa e defendendo que a extrema-direita é a única alternativa para limpar Portugal dos políticos "traidores".

Dezenas protestaram contra "invasão islâmica" e políticos "traidores"
Notícias ao Minuto

18:42 - 13/02/16 por Lusa

País Lisboa

O local escolhido para a manifestação foi a Praça do Martim Moniz, zona de Lisboa conhecida pela sua multiculturalidade e onde pessoas de várias nacionalidades, etnias e religiões vivem e trabalham, mas que para o Partido Nacional Renovador, organizador da ação, está "desfigurada e ocupada por gentes estranhas".

De acordo com o presidente do Partido Nacional Renovador (PNR), a manifestação "é um protesto contra a islamização da Europa, que representa um perigo gravíssimo e que muitas pessoas ainda não estão a perceber", dando como exemplo o que se passa nos países da Europa Central.

"As violações, os desacatos, as agressões, intimidações, o Islão está a invadir a Europa, mas os primeiros culpados nem são os invasores, eles estão no papel deles, os primeiros culpados são os nossos governantes, que não só estão a permitir esta invasão, como estão a incentivá-la", afirmou José Pinto Coelho, em declarações aos jornalistas.

Contra isso, apontou o líder e fundador do partido, "há populações autóctones, conscientes, que se querem revoltar e insurgir contra esta situação".

"Queremos combater os nossos governantes, que são uns traidores, e os invasores islâmicos e dizer que em Portugal há um sinal de esperança, que passa exclusivamente pelo Partido Nacional Renovador, que é o único partido em Portugal que se opõe à invasão islâmica da Europa", sublinhou.

Outro dos motivos da manifestação é a possível construção de uma nova mesquita na cidade de Lisboa, e que poderá ser apoiada com verbas da autarquia, segundo a organização com cerca de 3 milhões de euros.

"O que é curioso quando temos tantos idosos em casas completamente degradadas, famílias que precisam de ajuda, temos estradas esburacadas. E é evidente que onde há mesquitas, eles vêm mais depressa para cá", apontou Pinto Coelho.

Depois da concentração na Praça do Martim Moniz, as várias dezenas de pessoas caminharam pela Avenida Almirante Reis, em direção ao local onde dizem que vai ser construída a nova mesquita da cidade de Lisboa e onde deixaram duas cabeças de porco, animal que aos olhos dos muçulmanos é considerado impuro.

Pelo caminho foram gritando palavras de ordem, como "Islão aqui não" ou "Ação, ação, luta pela nação", sendo que num dado momento da caminhada houve uma pessoa que, do outro lado da rua, gritou "25 de Abril sempre! Fascistas nunca mais", o que levou a que os elementos da PSP ali presentes acorressem para a afastar.

Momento idêntico ocorreu depois, quando a manifestação regressou à Praça do Martim Moniz e um homem gritou vários insultos e apelidou de fascistas os manifestantes, o que obrigou novamente a polícia a intervir.

Num ato simbólico, algumas pessoas da organização ataram ao mastro a bandeira da União Europeia que está na praça e colocaram a meia haste a bandeira de Portugal.

José Pinto Coelho deixou a garantia de que o PNR irá combater a "invasão imigrante", através da sensibilização da população, passando a mensagem porque "as pessoas começam a perceber que só existe uma única ideologia política que é nacionalista e pode salvar a Europa".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório