Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Mondego invade mosteiro de Santa Clara em Coimbra

O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, voltou hoje a ser inundado pelas águas do Mondego, que submergiram também as esplanadas do Parque Verde e ameaçam a localidade de Cabouco.

Mondego invade mosteiro de Santa Clara em Coimbra
Notícias ao Minuto

17:11 - 13/02/16 por Lusa

País Mau tempo

O comandante dos Bombeiros Sapadores de Coimbra, Paulo Palrilha, confirmou à agência Lusa que os acessos ao mosteiro e parte do edifício gótico foram invadidos por águas com cerca de metro e meio de altura, com a subida do rio a isolar a montante cerca de 30 habitações na povoação do Cabouco.

O rio voltou também a inundar as esplanadas do Parque Verde, que há um mês tinham sido praticamente destruídas pelo temporal, e provocou estragos na margem contrária, na chamada Praça da Canção.

"O débito do caudal da água no Parque Verde ultrapassa os 1.300 m3 de água por segundo", relata o comandante dos Sapadores, que acredita que a situação pode vir ainda a piorar ao longo da próxima noite, uma vez que "as bacias do Ceira e do Mondego estão a sofrer o efeito das chuvas que não param de cair".

Ao início da tarde, a Comissão Municipal de Proteção Civil de Coimbra acionou o Plano Especial de Emergência para Cheias e Inundações para fazer face a incidentes provocados pelo mau tempo e à subida das águas do Mondego.

"A ativação deste plano prende-se com o registo de várias cheias e inundações que levaram ao corte da circulação em algumas vias e de o débito de água na ponte-açude superar 1.200 m3 de água por segundo", refere uma nota da Câmara de Coimbra.

Envie as suas fotografias do mau tempo para euvi@noticiasaominuto.com

Recomendados para si

;
Campo obrigatório