Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Sete distritos com Aviso Vermelho amanhã por causa da agitação marítima

Sete distritos do país vão estar sob 'Aviso Vermelho' entre domingo e segunda-feira devido à previsão de agitação marítima, com ondas que podem atingir os 14 metros, anunciou hoje Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Sete distritos com Aviso Vermelho amanhã por causa da agitação marítima
Notícias ao Minuto

12:59 - 13/02/16 por Lusa

País IPMA

Os distritos com 'Aviso Vermelho', o mais grave numa escala de quatro, são o Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga.

O IPMA coloca os sete distritos com 'Aviso Vermelho' por causa da agitação marítima, dando conta da possibilidade de ondas de noroeste com sete a oito metros, que podem atingir os 14 metros de altura máxima.

Este aviso é válido para entre as 12:00 de domingo e as 11:59 de segunda-feira.

De acordo com o IPMA, o 'Aviso Vermelho' diz respeito a situações meteorológicas de risco extremo.

Ao início da manhã de hoje, o IPMA aumentou para dez o número de distritos sob aviso meteorológico laranja, mais seis do que no final do dia de sexta-feira.

Faro, Setúbal, Lisboa, Leiria, Beja e Coimbra constam agora também da lista de aviso meteorológicos de chuva intensa e forte agitação marítima, juntando-se a Porto, Viana do Castelo, Aveiro e Braga.

Nesses dez distritos, o IPMA espera ondas com cinco a sete metros, mas que durante o dia de hoje podem vir a atingir dez a 12 metros de altura máxima, e chuva persistente e por vezes forte.

O 'Aviso Laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, é emitido devido a uma situação meteorológica de risco moderado e elevado.

No sistema de avisos meteorológicos do IPMA, o país está desde as 12:22 pintado de amarelo e laranja, juntamente com parte da costa a vermelho por causa dos sete distritos com 'Aviso Vermelho'.

Bragança, Viseu, Évora, Porto, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga têm 'Aviso Amarelo', o que significa que há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológicas.

Nos distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga o IPMA alerta para a queda de neve acima dos 600 metros.

Em Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco o IPMA alerta para rajadas de vento na ordem dos 100 quilómetros por hora.

A previsão meteorológica para o dia de hoje dá céu muito nublado ou encoberto na zona norte e centro do país, com períodos de chuva por vezes forte e persistente e possibilidade de ocorrência de trovoada no final do dia, na região norte.

Para a região sul, o IPMA prevê céu muito nublado oiu encoberto, com períodos de chuva em geral fraca, vento moderado, neblina ou nevoeiro e pequena subida da temperatura mínima.

Na zona da Grande Lisboa, céu muito nublado ou encoberto, períodos de chuva, em geral fraca, vento moderado que pode tornar-se forte a partir do inicio da tarde.

Já para o Grande Porto, céu muito nublado ou encoberto, com períodos de chuva por vezes forte e persistente, que poderá passar a aguaceiros a partir do final da tarde.

Em relação às temperaturas, o IPMA aponta para 14º/15º para o Porto, 15º/16º para Lisboa e 15º/19º para Faro.

O estado do mar terá ondas de noroeste com 3 a 3,5 metros de altura na Costa Ocidental, que poderão chegar aos cinco metros a norte do Cabo Raso.

Já na Costa Sul, as ondas são de sudoeste, com altura de um a dois metros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório