Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Triplica angioplastias, mas vítimas ainda desvalorizam sintomas

O número de angioplastias primárias realizadas em Portugal triplicou em mais de uma década, atingindo agora valores que estão dentro da média europeia para este tipo de tratamento, considerado o mais adequado para doentes com enfarte do miocárdio.

Triplica angioplastias, mas vítimas ainda desvalorizam sintomas
Notícias ao Minuto

09:55 - 13/02/16 por Lusa

País Enfartes

Na véspera do Dia do Doente Coronário, que se assinala no domingo, dados da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) mostram que em 2002 se realizavam 106 angioplastias por milhão de habitantes, passando para 299 em 2011 e para 353 no ano 2014 -- último com dados disponíveis.

A angioplastia primária tem como objetivo reabrir as artérias que estão obstruídas e restaurar a circulação sanguínea no coração. É considerado pelos especialistas como fundamental que este procedimento seja realizado o mais cedo possível, idealmente até 90 minutos após o início de sintomas.

"Portugal dispõe atualmente de uma rede de hospitais com unidades de hemodinâmica que asseguram a realização das angioplastias. Esta rede na área da cardiologia de intervenção tem sido fundamental para o crescimento do número de angioplastias", afirma a Associação de Intervenção Cardiovascular em comunicado.

Contudo, a importância da intervenção precoce fica por vezes comprometida porque as vítimas de enfarte agudo do miocárdio ainda desvalorizam os sinais e sintomas da doença.

Dados recolhidos através de inquéritos realizados nas unidades de hemodinâmica em Portugal indicam que 59% dos doentes com enfarte não liga para o 112 e que 44% desses doentes se dirige pelos próprios meios para hospitais que não têm condições para realizar angioplastias primárias.

A dor no peito é o sintoma mais comum no enfarte agudo do miocárdio e também pode ocorrer noutras partes do corpo (braço esquerdo, pescoço ou queixo) e é acompanhada de falta de ar, náuseas vómitos, batimentos cardíacos irregulares, suores, ansiedade e sensação de morte iminente.

Os especialistas da APIC reforçam que, perante uma suspeita de enfarte, ligar para o 112 continua a ser a atitude mais adequada, para não atrasar o socorro nem comprometer o tratamento mais adequado.

"Muitos dos doentes têm uma ideia 'cinematográfica' do enfarte, com dor extrema, perda de consciência, suor acentuado. E se é certo que estes são alguns dos sintomas, estes podem não se manifestar de forma exuberante, pelo que importa que os doentes não os desvalorizem e não tenham receio em pedir ajuda se suspeitam estar a sofrer de um enfarte", explica, em comunicado, o cardiologista Hélder Pereira, da APIC.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório