Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Da gozada tolerância de ponto ao imposto aplicado na 'calada da noite'

Partimos da tão esperada final e do Carnaval adiado. Passamos pelo 'duelo TAP/Porto' e pela resposta maioritária a Cavaco. O Eurogrupo também deu 'o ar da sua graça', enquanto a eutanásia 'aqueceu' muitos debates. A terminar, um clássico na Luz. Assim foi a semana.

Da gozada tolerância de ponto ao imposto aplicado na 'calada da noite'
Notícias ao Minuto

09:02 - 13/02/16 por Ana Lemos

País Assim foi...

No rescaldo do Super Bowl, onde Beyoncé brilhou e os Denver Broncos conquistaram, pela terceira vez, a final da liga norte-americana de futebol americano (NFL), entrou em campo o Sporting que, frente ao Rio Ave em Alvalade, acabaria por começar a semana a perder a liderança isolada da I Liga.

Em muitas cidades, a tão ansiada folia do Carnaval foi estragada por S. Pedro. Vários desfiles e corsos tiveram de ser adiados para este fim de semana mas até agora, S. Pedro não parece interessado em mudar de 'humor'. O Norte e Centro já sentiram esta sexta-feira os efeitos do mau tempo.

Cinzenta arrancou assim a semana que, depois do gozo da tolerância de ponto na Função Pública, andou a 'voar' pela TAP até ao Porto. Inicialmente apenas de dia mas, após os vários 'bater de pé' do autarca Rui Moreira, também durante a noite. Esta viagem fez ainda 'escala' no Parlamento, depois do PSD pedir um debate de urgência com a presença do ministro Pedro Marques que lá deixou uma promessa.

Em plenário foram também esta semana novamente discutidos e votados os diplomas que o chefe de Estado vetou em janeiro. A resposta a Belém acabou por ser uma maioria constitucional, que agora obrigará Cavaco a promulgar os diplomas sobre a Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG) e as alterações à adoção por casais do mesmo sexo. Entretanto, o recém-eleito Presidente Marcelo Rebelo de Sousa anunciou os cinco nomes por si escolhidos para integrarem o Conselho de Estado.

Também em ação estiveram partidos e sindicatos, as 35 horas mantém-se na ordem do dia e a eutanásia acabaria por entrar. Apesar de não ser uma questão prioritária, como disse José Manuel Pureza em entrevista ao Notícias ao Minuto, fez correr muita tinta, enquanto lá fora Portugal era um dos temas servidos à mesa do Eurogrupo. Na 'sobremesa' não houve escolha: um 'nim' acompanhado por “medidas adicionais que devem ser preparadas pelo Governo.

A fechar a semana, debate quinzenal com o primeiro-ministro António Costa marcado pelas medidas propostas no OE2016, com particular destaque para uma cuja portaria foi, pela 'calada da noite', publicada em Diário da República para entrar em vigor já esta sexta-feira, apanhando todos (menos o Governo) de surpresa. Principalmente quem tinha o depósito do carro por encher...

Por encher não ficou o Estádio da Luz que, com lotação esgotada, abriu ontem abriu portas ao clássico da 22ª jornada. Acabou por ser o FC Porto a levar a melhor, saindo de Lisboa com os três pontos e relançando-se na luta pela liderança da I Liga.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório