Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Câmara de Gaia alerta para possibilidade de cheias no Douro

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia alertou hoje para a "possibilidade de subida das águas do Douro até [ao] limite das estradas marginais", estando, neste momento, os níveis do rio estabilizados, segundo a autoridade marítima.

Câmara de Gaia alerta para possibilidade de cheias no Douro
Notícias ao Minuto

18:47 - 12/02/16 por Lusa

País Mau tempo

Numa nota publicada na sua página, a autarquia remeteu para o aviso da Autoridade Nacional de Proteção Civil que alertou para a possibilidade de "inundações rápidas em zonas historicamente vulneráveis, mais prováveis nas bacias dos rios Minho, Lima, Cávado, Ave, Vouga, Douro e Mondego".

Do lado do Porto, a Câmara Municipal publicou um texto na sua página, realçando que a Proteção Civil Municipal se encontra "a acompanhar o agravamento do estado do tempo na cidade do Porto, mas, de momento, não existe qualquer previsão de que a situação ocorrida no último mês de janeiro se possa vir a repetir".

Contactado pela Lusa, fonte do Centro de Previsão e Prevenção de Cheias referiu que o caudal da barragem de Crestuma já é elevado e que o Postigo do Carvão, nível de referência na ribeira do Porto, "já tem cerca de meio metro de água".

A mesma fonte assegurou que a tendência é que o rio se mantenha nos níveis atuais, mas referiu que haverá efeitos imprevisíveis a partir das 21:00 com o agravamento do volume de chuva.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) atualizou os alertas para o fim de semana e colocou sete distritos em aviso laranja hoje por causa das chuvas fortes e da agitação marítima.

De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA, os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga estão sob aviso laranja.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório