Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Homem dado como morto pela Segurança Social ficou sem pensão

Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social garantiu ao Notícias Ao Minuto que se tratou de um erro informático e que o valor das pensões em atraso será devolvido nos próximos dias.

Homem dado como morto pela Segurança Social ficou sem pensão
Notícias ao Minuto

08:30 - 12/02/16 por Zahra Jivá

País Porto

Um homem de 81 anos foi dado como morto pela Segurança Social. Ermenegildo Tavares reformou-se há mais de 20 anos devido a uma doença grave.

Com 81 anos, o ex-taxista teve conhecimento de que o Instituto da Segurança Social tinha-o como morto. “Eles dizem que sim”, contou à TVI.

O pensionista do Porto descobriu o erro depois de ter recebido uma carta endereçada aos seus herdeiros. “A carta do IRS, quando vi que era para os herdeiros fiquei um pouco assustado. Fui à Junta de Lordelo do Ouro para passar um atestado como prova de vida. A Sra. Drª da Junta ligou para Lisboa e eles lá disseram-lhe que eu estava morto. Depois conseguiram uma marcação em Gaia, lá também me disseram que estava morto”, relatou.

Desde dezembro que Ermenegildo não recebe a pensão de 280 euros. “É vergonhoso. Gostaria de saber onde é que eles têm a certidão de óbito. É uma brincadeira que me entrou no bolso”, explicou.

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social garantiu ao Notícias Ao Minuto que se tratou de um erro informático. No entanto, fonte oficial assegurou que a tutela já tinha dado pelo erro, sendo que o lapso já foi retificado e a pensão relativa a dezembro, janeiro e fevereiro será paga nos próximos dias. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório