Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 9º MÁX 17º

Quase metade dos carros da PSP no 'estaleiro'

O Jornal de Notícias (JN) revela, na edição desta quarta-feira, que cerca de 200 viaturas da Polícia de Segurança Pública (PSP) do Porto estão avariadas e à espera de reparação, o que, em alguns casos, já obrigou esquadras a pediram carros emprestados. A Associação Sindical dos Profissionais de Polícia fala numa situação grave e incomportável, mas o Comando do Porto da PSP garante que não se têm “verificado prejuízos para a actividade”.

Quase metade dos carros da PSP no 'estaleiro'
Notícias ao Minuto

09:48 - 13/03/13 por Notícias Ao Minuto

País Porto

No Porto há esquadras da PSP com apenas uma viatura para realizar a patrulha e circular durante 24 horas por dia, o que muitas vezes obriga à cedência de carros por outras esquadras, e existem quase 200 veículos avariados há mais de um ano.

A Associação Sindical dos Profissionais de Polícia (ASPP) considera que a situação é grave e começa a ser incomportável. “Há que realçar que, uma esquadra tem turnos com pessoal operacional que responde às chamadas de emergência, tem pessoal das notificações que dá cumprimento a ordens judiciais, penhoras, arrestos, mandatos judiciais, tem elementos da Escola Segura, tem elementos afectos a policiamentos específicos, como Idosos em Segurança e Comércio Seguro, e tem apenas uma ou, no máximo, duas viaturas [para tudo]”, denunciou ao JN Paulo Santos, da ASSP/Porto.

Uma situação que, segundo Paulo Santos, não só “dá má imagem à PSP” como resulta “numa imputação aos profissionais pelo mau serviço prestado”.

Questionado pelo JN, o Comando do Porto da PSP referiu que está a desenvolver esforços com a Direcção Nacional para que estas “situações sejam atenuadas ou resolvidas”, sublinhando porém que “a gestão dos recursos (viaturas) tem sido feita de forma integrada” e que não se “têm verificado prejuízos relevantes para a actividade operacional e segurança”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório