Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Portugueses esfaqueados em Berlim não revelam quem os contratou

O secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, considera “muito estranho” que os sete portugueses esfaqueados em Berlim, na Alemanha, não revelem o nome da empresa que os contratou, o que, para o governante, levanta a suspeita de um esquema ilegal de exploração laboral, conta o Jornal de Notícias (JN).

Portugueses esfaqueados em Berlim não revelam quem os contratou
Notícias ao Minuto

07:28 - 13/03/13 por Notícias Ao Minuto

País Emigrantes

Os sete portugueses que, na passada sexta-feira, foram esfaqueados em Berlim “revelam apenas que foi uma empresa de Barcelos” que os contratou, diz ao JN o secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, considerando por isso “muito estranho” o facto de “não falarem claramente sobre quem os contratou”.

“Não quero especular, mas não surpreenderia nada que tivessem vindo [para a Alemanha] em esquemas ilegais ara trabalhar a metade do preço dos locais”, comenta José Cesário, salientando que estes sete emigrantes portugueses garantem não ter assinado qualquer contrato.

Opinião diferente tem o embaixador de Portugal em Berlim, Luís de Almeida Sampaio, que, em declarações à agência Lusa, afasta qualquer “caso relacionado com exploração laboral”, esclarecendo que “as informações” de que dispõe “não permitem sustentar essa teoria”.

Entretanto, apenas um dos sete portugueses permanece internado “em estado delicado, mas não corre risco de vida”, avançou ao JN o embaixador, acrescentando tratar-se de um homem com mais de 50 anos, natural de Vila Nova de Gaia.

Recorde-se que, na passada sexta-feira, dia 8 de Março, sete trabalhadores portugueses da construção civil com idades compreendidas "entre os 36 e 55 anos" regressavam a casa quando, pelas 19h30 (menos uma hora em Lisboa), foram espancados e esfaqueados por um grupo de desconhecidos, contou um porta-voz da polícia de Berlim.

Todos foram imediatamente transportados para um hospital. Três receberam alta no próprio dia, enquanto os restantes quatro ficaram internados com múltiplos ferimentos de arma branca.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório