Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Conhece o número 21polícia? É do seu interesse

Número funciona, para já, apenas no concelho de Lisboa.

Conhece o número 21polícia? É do seu interesse
Notícias ao Minuto

13:17 - 11/02/16 por Patrícia Martins Carvalho

País PSP

Para evitar falsas chamadas para o 112 e o entupimento da rede de emergência nacional, a PSP lançou uma iniciativa em Lisboa que ainda é, para já, desconhecida para muitas pessoas e que ainda só está disponível no concelho de Lisboa.

Trata-se do número 21polícia, isto é, tem de marcar o 21 seguido dos números 7654242 (o equivalente a escrever a palavra polícia nos telemóveis). A chamada é então atendida no comando da PSP de Lisboa que depois transfere o telefonema para a área mais apropriada.

Por exemplo, se o seu carro for roubado marca o 21polícia e depois de explicar o sucedido, a sua chamada será reencaminhada para a divisão de trânsito da PSP da área onde se encontrar.

Desta feita, a linha 112 fica com menos afluência, podendo atender de forma mais rápida as chamadas de situações de emergência médica ou de urgência.

Está confuso? Nós ajudamos.

Assim, deve ligar para o 112 quando está a ocorrer um crime, quando existe perigo para a segurança de pessoas ou bens, quando vir um suspeito de cometer um crime grave, quando encontrar um foragido de um estabelecimento prisional ou quando vir um acidente de viação do qual resultem feridos graves ou um grande constrangimento rodoviário.

Em sentido oposto, deve ligar para o 21polícia quando souber de um crime que já tenha sido cometido ou quando quiser denunciar alguma situação ilícita na sua área de residência. Deve também ligar para este número quando precisar, por alguma razão, de contactar a polícia do concelho de Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório