Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Esta pergunta num exame deixou os alunos de medicina intrigados

Cada vez mais se colocam questões do foro social nos exames de Medicina.

Esta pergunta num exame deixou os alunos de medicina intrigados
Notícias ao Minuto

23:59 - 10/02/16 por Andrea Pinto

Mundo Educação

Os alunos do curso de medicina de uma faculdade espanhola ficaram perplexos com uma das perguntas de um exame. Nela os estudantes eram confrontados com uma questão cuja resposta não estaria presente em nenhum dos seus manuais de estudo, mas com a qual podem ser confrontadas durante a sua vida profissional.

“Se uma paciente de 15 anos lhe enviar um pedido de amizade no Facebook o que fazes?”, podia ler-se no enunciado no exame.

A pergunta, refere o Verne, terá sido uma das mais discutidas entre os alunos após a realização do exame.

Muitos alunos terão considerado um dos exames mais raros de sempre, e os docentes reconhecem que cada vez mais se colocam questões mais do foro social, e sobre a relação medico-paciente.

A pergunta apresentava quatro respostas possíveis: aceita o pedido porque sabe que não tem no Facebook nada que o possa comprometer; como considera a menina uma doente vulnerável aceira o pedido, mas restringe o acesso apenas a determinados conteúdos; tem noção que é necessário manter um limite entre o paciente e o profissional pelo que informa a doente que não irá aceitar o seu pedido de amizade ou diz à jovem que lhe envie o pedido de amizade mesmo que não tenha vontade de aceitá-lo.

Ao Verne, Jorge García Macarrón, subdirector do Grupo CTO, academia internacional responsável pela preparação de exames do curso de medicina, explica que grande parte dos alunos acertou na resposta correta, que seria a terceira opção.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório