Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

'Underground Pharma': Buscas, apreensões e 20 arguidos

Em causa está uma operação intitulada 'Underground Pharma'.

'Underground Pharma': Buscas, apreensões e 20 arguidos
Notícias ao Minuto

12:59 - 10/02/16 por Pedro Filipe Pina

País PJ

A Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção, deu seguimento a uma série de detenções e buscas. Cinco laboratórios clandestinos foram apanhados nesta operação, que pôs fim a seis redes de fabrico e venda de esteroides anabolizantes.

A Operação intitulada ‘Underground Pharma’ teve início em 2012 e teve agora seguimento, com 34 buscas e a constituição de 20 arguidos.

Em comunicado, as autoridades adiantam que a operação “permitiu identificar e fazer cessar a atividade de seis redes de fabrico e comercialização de esteroides anabolizantes, retirando-se do circuito instrumentos, maquinaria e medicamentos”.

Ao todo foram apreendidos 750 mil comprimidos, bem como outras 50 mil doses injetáveis. Estes produtos, além de ilegais, estavam já prontos para entrar no mercado.

Foi ainda apreendida matéria-prima para produção dos medicamentos, testosterona, óleos e excipientes, além de frascos de vidro e plástico, cartonagens, bulas, hologramas, fórmulas de fabricação.

A operação implicou ainda a cooperação com a Guardia Civil espanhola, devido ao facto de estas redes ilegais terem estreitas ligações em Espanha. Também em Espanha houve detenções. 55 no total. Também o Infarmed colaborou nesta operação com incidência não apenas nacional, mas ibérica.

Em causa estão acusações de corrupção de substâncias medicinais e tráfico de substâncias proibidas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório