Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Neste posto, GNR que não multem não podem fazer trocas de serviço

Um documento a que o Notícias ao Minuto teve acesso mostra que o comandante do posto de Estarreja impôs esta 'regra'.

Neste posto, GNR que não multem não podem fazer trocas de serviço
Notícias ao Minuto

23:59 - 08/02/16 por Ana Lemos e Goreti Pera

País Estarreja

Em Estarreja, no posto da GNR,os guardas estão a ser persuadidos a passarem multas. Caso tal não aconteça são penalizados. Como? Não terão autorização para fazer trocas de serviço.

Isso mesmo mostra um documento, a que o Notícias ao Minuto teve acesso, com a designação 'Relação da atividade operacional durante o mês de janeiro' e que foi afixado no posto.

Nele constam os nomes dos 22 guardas (incluindo o do comandante) e o 'balanço mensal' de cada um no que diz respeito ao número de autos, detenções, acidentes de viação, inquéritos, ofícios, etc.

Os militares sem qualquer auto, ou com apenas um, têm o seu nome sublinhado a marcador azul. Explica uma legenda que tal significa: “Não autorizado a fazer trocas de serviço mês FEV16”.

Contactado pelo Notícias ao Minuto, o presidente da Associação Sócio-Profissional Independente da Guarda (ASPIG), José Alho, manifestou o seu “receio” em relação ao facto de esta situação ocorrer em outros postos da GNR “mas que não o exponham e mantenham em surdina”, permitindo que tal atitude “seja utilizada como arma de arremesso”.

Admitindo que a contabilidade de multas “existe para efeitos de avaliação”, José Alho destaca os “abusos” que daí podem advir, reconhecendo que podemos estar perante um que, assegura, “o comando geral [da GNR] não permitirá”.

Ao Notícias ao Minuto, o comandante do posto de Estarreja indicou que prefere não fazer qualquer comentário sobre este assunto e também o comando da GNR de Aveiro se mostrou indisponível para tecer considerações acerca desta matéria.

[Notícia atualizada às 12h37 do dia 9 de fevereiro]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório