Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Verdes questionam Governo sobre recusa de assistência da USF Lafões

O grupo parlamentar Os Verdes questionou hoje o Ministério de Saúde sobre a alegada recusa de assistência da Unidade de Saúde Familiar (USF) Lafões, de Oliveira de Frades, a um trabalhador de uma unidade industrial que sofreu um acidente.

Verdes questionam Governo sobre recusa de assistência da USF Lafões
Notícias ao Minuto

12:11 - 08/02/16 por Lusa

País Saúde

Na pergunta, que o deputado José Luís Ferreira entregou na Assembleia da República, é referido que o trabalhador, "após ter sofrido um corte profundo num braço, face à forte hemorragia, foi levado pelos colegas de trabalho" para o centro de saúde de Oliveira de Frades, onde funciona a USF Lafões e que é a unidade de saúde mais próxima do local de trabalho.

"No entanto, não lhe foram prestados os primeiros socorros, tendo sido necessário contactar o 112 e recorrer à assistência prestada pelos bombeiros voluntários, precisamente à porta do centro de saúde, antes de o trabalhador ser encaminhado para o Serviço de Urgência Básica (SUB) de São Pedro do Sul", acrescenta.

Isto porque, de acordo com o Ministério da Saúde, este serviço é uma "urgência pré-hospitalar com capacidade para avaliar e resolver situações urgentes/emergentes, bem como estabilizar situações mais complexas e proceder ao seu encaminhamento, em condições seguras, para níveis de urgência mais diferenciados".

No entanto, na opinião do partido ecologista, "esta situação é o reflexo e um indicador do modo como a reestruturação que foi implementada nos últimos anos ao nível dos cuidados de saúde não corresponde à necessidade dos utentes".

"O centro de saúde de Oliveira de Frades, que chegou a estar em funcionamento durante 24 horas, efetivamente não existe desde dezembro de 2008, pois a unidade de saúde é constituída, em exclusivo, pela unidade funcional, a USF Lafões", lamenta.

O grupo parlamentar lembra que se trata de um município "ao qual afluem inúmeras pessoas dos concelhos limítrofes, por questões de trabalho e de procura de bens e serviços, e que emprega milhares de pessoas nas suas zonas industriais", sendo maior a probabilidade de ocorrência de acidentes de trabalho.

"É inadmissível que não haja em Oliveira de Frades uma unidade pré-hospitalar que assegure, caso seja necessário, uma primeira assistência", considera.

Neste âmbito, o BE pergunta ao Ministério da Saúde se tem conhecimento deste caso e se "é frequente a USF Lafões negar a assistência mínima a quem dela precisa, antes de os utentes serem encaminhados para outras unidades de saúde".

"Que medidas o Ministério da Saúde irá desenvolver para evitar que os primeiros socorros sejam prestados pelo INEM ou pelos bombeiros à porta do centro de saúde de Oliveira de Frades?", questiona.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório