Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Após interrogatório de 14 horas, Veiga conhece hoje o seu destino

O empresário José Veiga, detido desde quarta-feira por suspeita dos crimes de corrupção, tráfico de influências e participação em negócio, entre outros, irá conhecer as medidas de coação esta segunda-feira, disse ontem o seu advogado.

Após interrogatório de 14 horas, Veiga conhece hoje o seu destino
Notícias ao Minuto

06:28 - 08/02/16 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Advogado

De acordo com a CMTV, o inquérito judicial a José Veiga durou cerca de 14 horas no total, quatro horas no sábado e dez horas ontem.

Segundo o advogado do detido, Rogério Alves, José Veiga "quis estar a depor" e esteve "tranquilo e colaborante". "Todas as medidas de coação são possíveis", considerou na noite deste domingo, pelas 23h00, em declarações aos jornalistas, à saída do Palácio da Justiça, em Lisboa.

Rogério Alves considera que a intervenção do seu cliente "enriqueceu muito o material probatório e indiciário" da investigação, que está "bem feita, com factos bem analisados e bem fundamentados".

Na quarta-feira, e no âmbito do mesmo processo, foram ainda detidos o advogado Paulo Santana Lopes e uma advogada, que também já foram ouvidos pelo juiz Carlos Alexandre.

Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), existem suspeitas dos crimes de corrupção no comércio internacional, branqueamento de capitais, tráfico de influência, fraude fiscal e participação económica em negócio na compra e venda de ações de uma instituição financeira estrangeira, ações detidas por uma instituição de crédito nacional.

A investigação tem dimensão internacional, apresentando ligações com os continentes europeu, africano e americano, acrescenta uma nota da PGR adiantando que esta a ser também investigada a origem de fundos movimentados noutros negócios em que são intervenientes os suspeitos, nomeadamente, a celebração de contratos de fornecimento de bens e serviços, obras públicas e venda de produtos petrolíferos.

No âmbito de um inquérito, dirigido pelo Ministério Público do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) realizaram-se na quarta-feira várias diligências, designadamente cerca de três dezenas de buscas a domicílios e sedes de empresas, a uma instituição bancária e a três escritórios de advogados.

Os detidos, alegadamente, celebravam contratos de fornecimento de bens e serviços relacionados com obras públicas, construção civil e venda de produtos petrolíferos, entre diversas entidades privadas e estatais.

Os proventos gerados com esta atividade eram utilizados na aquisição de imóveis, veículos de gama alta, sociedades não residentes e outros negócios, utilizando para o efeito pessoas com conhecimentos especiais e colocadas em lugares privilegiados, ocultando a origem do dinheiro e integrando-o na atividade económica lícita, acrescenta o documento.

Na operação foram ainda apreendidos vários imóveis, viaturas de alta gama e saldos bancários.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório