Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Sindicato da PSP reúne amanhã com ministra.Divisão de Trânsito é o tema

Reunião foi pedida pelo presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia.

Sindicato da PSP reúne amanhã com ministra.Divisão de Trânsito é o tema
Notícias ao Minuto

20:53 - 07/02/16 por Patrícia Martins Carvalho

País Polémica

Paulo Rodrigues, presidente da ASPP/PSP, vai reunir amanhã com Constança Urbano de Sousa, ministra da Administração Interna, para esclarecer se a Divisão de Trânsito da PSP de Lisboa passa ou não para a alçada da autarquia.

O dirigente sindical disse ao Notícias ao Minuto que, mesmo não havendo uma clara passagem de responsabilidade para a Câmara, a verdade é que se a polícia ceder “meios e pessoas à Polícia Municipal, o que vai acontecer é que a presença e a capacidade da Polícia Municipal vai ser muito superior”.

“Pouco a pouco a polícia deixará de intervir, o que significa que haverá uma alteração da orgânica. A Divisão de Trânsito mantém-se, mas com poucos meios materiais e humanos”, explicou.

Ainda assim, Paulo Rodrigues admite que a solução poderá não ser “totalmente negativa”, mas adverte que é preciso conhecer-se as “consequências positivas e negativas” que tal alteração poderá significar.

O dirigente revelou ainda ao Notícias ao Minuto que na sexta-feira, dia 12, haverá uma “última reunião entre a tutela e a Direção Nacional da PSP para adequar o plano e passar à fase de concretização”.

“Vamos tentar perceber, na reunião de segunda-feira, o que esse plano envolve”, garantiu. 

Já a ministra garantiu, na última sexta-feira, em Portalegre, que a “Divisão de Trânsito de Lisboa não vai passar para a Polícia Municipal, manter-se-á”.

Constança Urbano de Sousa explicou que o Governo está a “negociar e a avaliar” a assunção, por parte da Polícia Municipal de Lisboa, de competências na área da regulação de trânsito.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório