Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

José Veiga e outros dois arguidos conhecerão amanhã medidas de coação

Na origem da investigação, denominada 'Operação Atlântico', está uma carta rogatória enviada pelas autoridades francesas para Portugal em 2014.

José Veiga e outros dois arguidos conhecerão amanhã medidas de coação
Notícias ao Minuto

22:34 - 05/02/16 por Notícias Ao Minuto

País Investigação

José Veiga será o último suspeito detido no âmbito da ‘Operação Atlântico’ a ser ouvido pelo juiz Carlos Alexandre, o que acontecerá amanhã, sábado, altura em que se deverão também conhecer as medidas de coação a aplicar aos três detidos, avança a SIC.

Decorreu esta sexta-feira durante todo o dia no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) o interrogatório a Paulo Santana Lopes e a Maria de Jesus Barbosa, uma advogada com escritório em Cascais.

Os três são suspeitos de corrupção no comércio internacional, tráfico de influências, participação económica em negócio, branqueamento de capitais e fraude fiscal, no âmbito de uma operação que culminou esta quarta-feira com 35 buscas e que envolveu 120 inspetores e 10 magistrados.

A estação de Carnaxide avança, ainda, que na origem da investigação está uma carta rogatória enviada pelas autoridades francesas para Portugal em 2014, onde se pedia a cooperação da Polícia Judiciária (PJ) para seguir o rasto a milhões de euros que nos últimos anos terão transitado da República do Congo para contas nacionais.

Estas contas são alegadamente controladas pelos detidos e em causa está um esquema milionário agora investigado pela PJ e cuja figura central é José Veiga, ex-dirigente do Benfica, que mantinha relações próximas com governantes do Congo, país onde fez fortuna e onde residia atualmente.

Sublinhe-se que o processo tem 11 arguidos, sendo que apenas três foram detidos para a aplicação de medidas de coação: José Veiga, Paulo Santana Lopes e Maria de Jesus Barbosa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório