Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Quercus exige encerramento de central nuclear espanhola em Almaraz

A associação ambientalista Quercus exigiu hoje o encerramento da central nuclear espanhola de Almaraz, situada a 100 quilómetros de Portugal, e alertou que o país não está preparado para lidar com um acidente grave.

Quercus exige encerramento de central nuclear espanhola em Almaraz
Notícias ao Minuto

21:40 - 03/02/16 por Lusa

País Ambiente

"A Quercus defende que, perante os sucessivos problemas técnicos e de segurança detetados na central, é fundamental que a mesma encerre imediatamente e sejam tomadas todas as medidas no sentido de colocar em marcha um plano de desmantelamento da estrutura e descontaminação do local", refere a associação ambientalista, num comunicado enviado à agência Lusa.

O jornal espanhol El Pais noticiou hoje que inspetores do Conselho de Segurança Nuclear espanhol (CSN)"têm alertado para falhas no sistema de arrefecimento de serviços essenciais da central nuclear", tendo relatado que "cinco inspetores consideraram que não há garantias suficientes de que as bombas de água do sistema de serviços essenciais operem com normalidade".

Segundo a Quercus, aquela central nuclear tem "tido incidentes com regularidade, existindo situações em que já foram medidos níveis de radioatividade superior permitidos".

"Portugal pode vir a ser afetado caso ocorra um acidente grave, quer por contaminação das águas, quer por contaminação atmosférica, pela grande proximidade geográfica existente", alerta a Quercus.

A Quercus sublinha também que "Portugal não revela estar minimamente preparado para lidar com um cenário daquele tipo", que afetaria a zona fronteiriça, em especial dos distritos de Castelo Branco e de Portalegre.

A associação ambientalista recorda que a central nuclear, a funcionar desde o início dos anos 1980, já deveria ter sido encerrada em 2010, mas o Governo espanhol prolongou o prazo de funcionamento até 2020.

A Quercus espera também que o Governo português faça valer os interesses nacionais junto de Espanha e exija o encerramento da central nuclear.

Entretanto, A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) disse hoje que o Conselho de Segurança Nuclear de Espanha garantiu a Portugal que a Central Nuclear de Almaraz "se encontra em condições de segurança".

"Foi dada a garantia a Portugal, pelo Conselho de Segurança Nuclear de Espanha, de que a Central Nuclear de Almaraz se encontra em condições de segurança", refere a APA, num comunicado enviado à agência Lusa.

Face à questão levantada pelo jornal, o partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) apresentou na Assembleia da República um projeto de resolução que recomenda ao Governo uma intervenção junto de Espanha para encerrar a central nuclear de Almaraz.

Também o PSD e o Bloco de Esquerda e Os Verdes manifestaram hoje preocupação com as falhas na segurança da central nuclear.

Na quinta-feira, os coordenadores das diferentes bancadas na Comissão Parlamentar do Ambiente reúnem-se extraordinariamente para analisarem a situação na central nuclear de Almaraz.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório