Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 17º

Bactéria levou DGAV a destruir toneladas de queijo de Idanha-a-Nova

A Direção Geral de Alimentação e Veterinária esclarece que na origem da decisão esteve a presença da bactéria Listeria monocytogenes.

Bactéria levou DGAV a destruir toneladas de queijo de Idanha-a-Nova
Notícias ao Minuto

20:55 - 02/02/16 por Ana Lemos com Lusa

País Alimentação

Esta terça-feira soube-se que a Cooperativa de Produtores de Queijo de Idanha-a-Nova destruiu e retirou do mercado várias toneladas de queijo devido a um problema de contaminação. A confirmação foi feita pelo presidente da Cooperativa, João Fernandes, assumindo que "o prejuízo é avultado" e explicando "houve uma falha técnica, não foram feitas as análises que deveriam ter sido feitas".

Depois disso foi detetado "um problema e havia dificuldade em garantir até onde ia a contaminação. Numa questão de dúvida, resolveu-se destruir tudo para não haver preocupação com a saúde pública", disse.

Entretanto, em comunicado enviado hoje à agência Lusa, a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) esclarece que, no âmbito do plano de inspeção de géneros alimentícios, "foi detetada a presença da bactéria Listeria monocytogenes" em queijos produzidos pela Cooperativa de Produtores de Queijo da Beira Baixa, em Idanha-a-Nova, distrito de Castelo Branco.

"Face à gravidade da situação encontrada, a DGAV determinou, no dia 15 de janeiro, a suspensão da atividade e a retirada do mercado de todos os produtos provenientes daquele estabelecimento [cooperativa]", lê-se no comunicado.

A DGAV adianta que todos os lotes de queijos - 29 toneladas, incluindo os produtos retirados do mercado e os que estavam em armazém -, foram encaminhados para destruição.

Esta situação foi detetada, inicialmente, em dois lotes de queijos devidamente identificados, na sequência de uma colheita realizada no dia 16 de dezembro de 2015. "Os resultados foram conhecidos a 30 de dezembro, tendo as autoridades da DGAV ordenado a retirada imediata daqueles lotes de queijos do mercado e a apreensão do restante produto proveniente dos mesmos lotes, que se encontrava ainda no estabelecimento", explica o documento.

A DGAV sublinha ainda que foi efetuada uma nova amostragem, incidindo sobre todos os lotes de produtos armazenados na Cooperativa de Produtores de Queijo da Beira Baixa (52 no total), "da qual resultaram 39 amostras positivas à presença de Listeria monocytogenes".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório