Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Bebé nasce em ambulância dos bombeiros de Arcos de Valdevez

Uma criança nasceu hoje de manhã numa ambulância dos Bombeiros de Arcos de Valdevez durante o transporte da mãe para o Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, disse à Lusa o comandante da corporação.

Bebé nasce em ambulância dos bombeiros de Arcos de Valdevez
Notícias ao Minuto

10:04 - 02/02/16 por Lusa

País Viana do Castelo

De acordo com Filipe Guimarães, os bombeiros foram chamados cerca das 06:10 para atender a uma grávida de 39 semanas de gestação que se encontrava com contrações, no lugar de São Mamede, freguesia de Senharei.

Iniciado o transporte para a maternidade do hospital distrital, a ambulância "teve de encostar" na estrada nacional que liga Paredes de Coura a Arcos de Valdevez, na freguesia Cachamundinho-Rio Frio, a mais de 40 quilómetros do hospital de Viana do Castelo, "porque a mulher entrou em trabalho de parto".

Em declarações à agência Lusa, Diana Ferreira, a socorrista dos bombeiros de Arcos de Valdevez que atendeu à mulher de 31 anos com a ajuda do colega António Pinto, explicou que "o parto aconteceu às 07:15 e correu sem problemas".

"A mãe colaborou e o menino nasceu bem. É o segundo filho desta mulher", afirmou Diana Ferreira.

Há 14 anos na corporação de bombeiros, a socorrista de 27 anos adiantou que "é sempre um momento de tensão", apesar de ser o segundo parto que realiza em quatro meses.

"Ficamos sempre nervosos porque os partos não são todos iguais", disse Diana Ferreira, que em outubro passado assistiu a outro parto, de uma menina, que nasceu nas mesmas circunstâncias.

Após o parto, e depois da avaliação dos técnicos da ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) que deslocada para o local, mãe e a filho recém-nascida foram transportadas para a maternidade do hospital de Viana do Castelo.

Todos os partos da área do distrito de Viana do Castelo são encaminhados para a maternidade do hospital de Santa Luzia, na capital do Alto Minho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório