Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Morte de animais domésticos abala mais as mulheres

Os donos dos animais de estimação tendem a não exteriorizar os sentimentos, quando os bichos morrem, embora as mulheres demonstrem sentir mais a perda, sendo o sofrimento tendencialmente maior com a morte de um cágado ou de tartaruga.

Morte de animais domésticos abala mais as mulheres
Notícias ao Minuto

11:19 - 08/03/13 por Lusa

País Estudo

A conclusão consta do estudo ‘Perder o Snoopy: Processo de Luto após a Perda de um Animal’, conduzido por quatro investigadores da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

No estudo, que está a ser ultimado para efeitos de publicação na imprensa científica, foram avaliados os comportamentos e as emoções dos donos durante o luto.

O luto define-se por reacções diversas a uma perda significativa, que, em relação aos animais, como nos humanos, vai alternando entre o choque, o choro, a tristeza, a negação, a raiva, a culpa e a aceitação.

A um questionário divulgado por correio electrónico - em clínicas, hospitais veterinários e associações de defesa dos animais - e nas redes sociais, responderam 499 pessoas, entre os 13 e os 70 anos, que já tinham perdido pelo menos um animal de estimação.

A maioria dos inquiridos são mulheres (88,2%), que consideram o animal como um amigo (81,4%) ou um companheiro (79,8%). Os cães (65,3%) e os gatos (27,9%) são os bichos mais referenciados no estudo.

Quando confrontados com a perda do seu animal de estimação, a maior parte dos donos "não exterioriza, não demonstra os seus sentimentos de luto", revelou à agência Lusa Ana Sofia Silva, uma das investigadoras, formada em Psicologia.

Segundo Ana Sofia Silva, "esta atitude pode estar relacionada com a forma como algumas sociedades desprezam" o luto com animais, "obrigando as pessoas a omitirem os seus sentimentos e, consequentemente, impedindo qualquer apoio", nomeadamente psicológico, que possam necessitar.

Sentimento de perda, incredulidade e saudade foram algumas das sensações manifestadas pelos inquiridos, após a morte do seu bicho de estimação, sendo que, quanto maior for a intensidade do luto, maiores são as emoções negativas associadas, como ansiedade, depressão, raiva, nervosismo, tristeza, irritação, culpa, desgosto, medo e tristeza.

O estudo conclui que, entre homens e mulheres, são estas que sofrem mais com a perda do seu animal.

"As mulheres possuem, provavelmente, uma forte vinculação com os animais de estimação, uma vez que estes podem representar um parente ou uma criança, o que estimula o seu instinto maternal", avançou a investigadora.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório