Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Governo quer mesas de voto para portugueses nas autarquias de Paris

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, pediu hoje à presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo, para "sensibilizar" outros autarcas para a possibilidade de os portugueses poderem fazer o recenseamento eleitoral e usarem as câmaras como locais de voto.

Governo quer mesas de voto para portugueses nas autarquias de Paris
Notícias ao Minuto

13:16 - 18/01/16 por Lusa

País Eleições

"A partir das autarquias podemos desenvolver um trabalho de maior proximidade no recenseamento eleitoral e também na mobilização para a participação eleitoral, nomeadamente por intermédio da abertura de mesas de voto que ficarão muito mais próximas dos eleitores, evitando que eles tenham de se deslocar muitas vezes centenas de quilómetros até ao consulado para poderem exercer o seu direito de voto", explicou à Lusa o secretário de Estado.

Ao segundo dia da visita oficial a França, José Luís Carneiro também solicitou à autarca parisiense o apoio para convencer os munícipes para a criação de gabinetes de apoio ao emigrante, "à semelhança do que já se fez em muitos municípios portugueses" para "oferecer um conjunto de serviços essenciais que hoje apenas podem ser resolvidos no âmbito dos consulados".

"Ou seja, sem colocar em causa as atribuições e as competências, a coordenação e a certificação do serviço prestado pelo nosso consulado, criar um conjunto de serviços que possam contribuir para agilizar e aproximar os serviços da administração pública portuguesa dos nossos cidadãos que estão enquadrados nas respetivas autarquias aqui em França", explicou.

Por outro lado, o governante quer que a língua portuguesa seja valorizada nas estruturas de ensino francesas e que seja reforçada a contratação de professores de português, tendo pedido a Anne Hidalgo para "sensibilizar o poder político francês para o facto da língua portuguesa ser uma língua internacional com uma inserção importante em todos os continentes onde também a França tem os seus interesses estratégicos".

"Para alcançarmos o objetivo de afirmarmos a língua portuguesa no quadro curricular e na estrutura pedagógica das escolas é absolutamente indispensável o regresso das contratações de professores de português nas escolas francesas", sublinhou o secretário de Estado.

De acordo com José Luís Carneiro, a presidente da Câmara de Paris "invocou a sua própria ascendência espanhola para reconhecer e sublinhar a importância do português em termos globais" e mostrou "disponibilidade para apoiar neste esforço de sensibilização das autoridades políticas francesas" e "para sensibilizar os autarcas que têm responsabilidades na envolvente de Paris para suportarem o esforço de enraizamento nas respostas do Estado português às comunidades que se encontram aqui em França".

Relativamente à polémica em torno da recusa da Embaixada de Portugal em Paris em ceder o espaço para a entrega da medalha de "Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras (Chevalier de l'Ordre des Arts et des Lettres) a Tony Carreira, o governante não se quis pronunciar, destacando que não se trata de uma matéria da sua competência.

José Luís Carneiro está em visita oficial a França desde este domingo até à próxima sexta-feira, tendo começado por Paris onde vai ficar até esta terça-feira à noite, seguindo-se Lyon e Bordéus.

Hoje, o secretário de Estado vai, ainda, reunir-se com conselheiros das comunidades portuguesas, com o adido social do consulado e com os cônsules honorários da área de jurisdição de Paris, participando depois numa receção no Consulado para cerca de 100 convidados da comunidade e num jantar na residência da Embaixada de Portugal em Paris.

Esta terça-feira, a agenda conta com visitas à Câmara de Comércio e Indústria Franco Portuguesa, à Santa Casa da Misericórdia de Paris, à Associação Portuguesa Cultural e Social de Pontault Combault e, entre 20 e 22 de janeiro, José Luís Carneiro vai estar em Lyon e Bordéus.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório