Proibida venda de perus, gansos, patos e galinhas franceses em mercados

Importação de aves a partir de França está proibida, tal como a venda de perus, gansos, patos ou galinhas em mercados ou feiras.

Notícia

© Reuters

Notícias ao Minuto
13/01/2016 08:41 ‧ 13/01/2016 por Notícias ao Minuto

País

Gripe

O grau de preocupação “não é zero”, mas está ainda distante do nível preocupante atingido em 2005, aquando do pico registado pela gripe das aves, que deixou o país bastante receoso pelo alto potencial de contágio do vírus.

Reporta o DN que Portugal não só proibiu a importação de aves a partir de França (onde se registaram pelo menos 67 focos do vírus nas últimas semanas) como também proibiu a venda de perus, gansos, patos ou galinhas em mercados ou feiras das 139 zonas classificadas como de maior risco.

Há oito anos que que a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) não emitia um aviso sobre a gripe das aves, o que comprova que a situação não deve ser desvalorizada.

Quem não cumprir com as ordens dadas pelo DGAV, arrisca-se a cometer uma infração que pode resultar no pagamento de uma coima de pelo menos 250 euros, mas que pode chegar até aos 1.870 euros, no caso de pessoas singulares. Se a infração for cometida por um coletivo, a sanção passa a ser acessória e pode representar o encerramento de estabelecimentos, perda de animais ou proibição de participação em feiras e/ou mercados por parte da entidade infratora.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas