Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Veleiro saiu da barra da Figueira da Foz sem autorização

Um veleiro de pavilhão dinamarquês saiu hoje da barra da Figueira da Foz, que se encontrava fechada a embarcações com menos de 35 metros, e o velejador vai ser multado, disse fonte da Polícia Marítima.

Veleiro saiu da barra da Figueira da Foz sem autorização
Notícias ao Minuto

17:26 - 12/01/16 por Lusa

País Capitania

O incidente ocorreu cerca das 12h30 de hoje e levou à ativação de meios terrestres no molhe norte da infraestrutura portuária e de uma lancha da Polícia Marítima, que se dirigiu ao veleiro já em mar alto, fora da barra do porto da Figueira da Foz.

Em declarações à agência Lusa, Silva Rocha, comandante do porto da Figueira da Foz, disse que a situação "não é muito comum" e que a violação das normas de navegação será alvo de um processo de contraordenação assim que o veleiro chegar ao porto de destino, caso este se situe em território nacional.

No entanto, a embarcação terá como destino Las Palmas, nas ilhas Canárias (Espanha), pelo que a coima só será aplicada quando o responsável pela embarcação - que levava a bordo duas pessoas - regressar a Portugal.

"Sabemos que é dinamarquês, faz transporte de veleiros e vem com alguma frequência à Figueira da Foz", indicou.

De acordo com o comandante do Porto, o veleiro estava há alguns dias na marina da cidade, depois de ter chegado à Figueira da Foz "sem combustível" e de ter sido recolhido com a ajuda de meios da Polícia Marítima e autoridade portuária.

Hoje, com a melhoria das condições climatéricas, saiu, apesar da navegação na barra se manter condicionada devido ao mau tempo e estado do mar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório