Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Mau Tempo: Centro Histórico e Cais de Gaia em risco de cheia do Douro

O presidente da Câmara de Gaia alertou hoje que a zona do centro histórico e o Cais de Gaia serão os locais mais afetados pela prevista subida das águas do rio Douro na noite de hoje.

Mau Tempo: Centro Histórico e Cais de Gaia em risco de cheia do Douro
Notícias ao Minuto

19:06 - 10/01/16 por Lusa

País Câmara Municipal

Com o agravamento das condições meteorológicas, as autoridades anunciaram que o rio Douro irá mesmo galgar as margens de Porto e Gaia.

Do lado de Gaia, o trânsito será cortado na zona ribeirinha junto ao Centro Histórico e Cais de Gaia onde a água poderá subir até um metro pelo que a autarquia pede que sejam retirados os veículos ali estacionados.

Segundo o presidente da Câmara, durante a tarde de hoje as águas já galgaram as margens das freguesias de Avintes, Crestuma, Oliveira do Douro e Afurada mas causar riscos à população.

Na freguesia piscatória da Afurada, as autoridades estão a retirar as redes de pesca dos aprestos para que as mesmas não sejam levadas pelo mar.

Eduardo Vítor Rodrigues apela ainda aos não-moradores que não se desloquem aos locais de risco, para não dificultarem as operações.

Contactado pela Lusa, o Comandante da Proteção Civil de Gaia referiu que as zonas mais sensíveis serão a Afurada e o Cais de Gaia onde a água pode chegar até à estrutura, sem contudo a pôr em risco.

Salvador Almeida alertou também para o agravamento das condições na próxima preia-mar e entre as 23:00 e as 02:00 de segunda-feira "poderá haver água nas ruas".

As autoridades de proteção civil de Porto e Gaia, bem como a capitania do Douro, estão a acompanhar o desenrolar da situação e será feito novo balanço pelas 20:00.

A Câmara do Porto avisou hoje que face ao agravamento das condições, o Douro vai mesmo galgar as margens de Porto e Gaia a partir das 20:00, estando previsto que na zona de Miragaia suba um metro acima das soleiras das portas.

O Centro de Previsão e Prevenção de Cheias (CPPC) do rio Douro alertou durante a tarde para a possibilidade de inundações nas ribeiras do Porto e de Vila Nova de Gaia, devido ao mau tempo em conjugação com a preia-mar.

O distrito do Porto é um dos 10 que estão com aviso laranja (o segundo mais grave) emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a que se juntam os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Aveiro, Viseu, Lisboa, Setúbal, Leiria e Coimbra, os últimos quatro por causa da agitação marítima.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório