Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Caso David: hospital podia ter recorrido a privados, mas não o fez

David Duarte morreu por falta de assistência médica especializada.

Caso David: hospital podia ter recorrido a privados, mas não o fez
Notícias ao Minuto

09:50 - 26/12/15 por Notícias Ao Minuto

País Lisboa

Ficou conhecido, no início desta semana, o caso de David Duarte, o jovem que morreu no hospital de São José por falta de assistência médica ao fim de semana.

Entre as muitas críticas que já se fizeram ouvir, e as responsabilidades que ainda estão por apurar, o semanário SOL avança com uma nova falha que ocorreu nas noites do passado fim de semana, altura em que David não sobreviveu ao aneurisma.

Conta o semanário que o médico que devia receber David não chegou sequer a pegar no telefone para recorrer a um hospital privado e encontrar elementos suficientes e capazes para completar uma equipa especializada naquele tipo de intervenção médica.

David teria de ser submetido a uma cirurgia, uma vez que tinha uma hemorragia cerebral.

Ao que apurou o SOL, o Hospital da Luz, por exemplo, tinha três neurocirurgiões com competências para aquele tipo de operação naquele fim de semana.

“Em último caso, pergunta-se, por que é que não transferiram o doente para o privado, para poder ser operado no fim de semana? Aí está uma função que o privado pode desempenhar, que é de ser complementar”. Esta foi uma das críticas proferidas ontem pelo fundador do Serviço Nacional de Saúde, António Arnaut, em reação ao caso de David Duarte. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório