Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Miguel Macedo propôs oficial na China para ajudar Figueiredo

António Figueiredo pretendia ter relações mais próximas da China.

Miguel Macedo propôs oficial na China para ajudar Figueiredo
Notícias ao Minuto

16:00 - 25/12/15 por Notícias Ao Minuto

País Vistos gold

No final de 2013, o ex-ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, terá pedido ao antigo diretor do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Manuel Palos, que fizesse uma proposta para a criação de um posto de oficial de ligação em Pequim, na China.

Segundo noticia o jornal i, o Ministério Público acredita que este cargo seria para favorecer a atividade imobiliária que António Figueiredo e os empresários chineses desenvolviam.

O Departamento Central de Ação Penal crê que Jaime Gomes, ex-sócio de Macedo e Zhu Xiaodong, empresário, “envidaram esforços para abrirem na China uma Agência de Imigração/Vistos Gold que divulgasse os serviços desenvolvidos por ambos em Portugal e angariasse clientela”.

Pouco tempo antes do pedido, tinha sido recusada a criação de um posto para um oficial de ligação em Islamabade, no Paquistão, alegadamente por falta de verbas, o que torna o caso mais estranho.

A proposta acabou por ser desenvolvida por Manuel Palos, a 17 de março de 2014 deu entrada no Ministério da Administração Intterna, mas acabou por nunca ter um despacho positivo do ministro, segundo o DCIAP, devido a fugas de informação que o poderão ter alertado. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório