Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Alerta para presença de terroristas em Portugal partiu do Algarve

O aviso sobre a potencial presença de dois terroristas procurados em Portugal partiu do centro de Cooperação Policial e Aduaneira de Castro Marim.

Alerta para presença de terroristas em Portugal partiu do Algarve
Notícias ao Minuto

06:39 - 19/12/15 por Notícias Ao Minuto

País Caça ao Homem

Os alegados jihadistas procurados em Portugal podem estar no Algarve. Segundo avança o Jornal de Notícias, um dos alertas foi emitido pelo Centro de Cooperação Policial e Aduaneira de Castro Marim, que junta elementos da Guardia Civil espanhola, SEF, GNR e PSP.

O aviso passou depois para Caia e Vilar Formoso, antes de ser enviado para todas as forças policiais portuguesas, incluindo a Polícia Judiciária. Já a informação que deu origem ao alerta teve origem no posto fronteiriço de Irun Hendaye, entre a Espanha e a França

Os suspeitos – Kevin Guiavarch, nascido em 1993, Memdi Kaddour, nascido em 1995 - estariam na Turquia e tentavam regressar a França, pelo que a rota através de Portugal e Espanha era a mais provável para consegui-lo.

O Algarve é considerado pelas autoridades uma zona de risco dada a forte afluência de estrangeiros e as facilidades de acesso ao Norte de África.

Originalmente ligados a Al-Qaeda, um dos terroristas, Kevin Guiarvarch, é referenciado por suspeitas de organizar, financiar e recrutar para o serviço do autodenominado Estado Islâmico.

Em comunicado, a PJ informou ontem que "não há quaisquer razões para alarme e o nível de ameaça terrorista em Portugal mantém-se inalterado".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório