Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 15º MÁX 23º

Promessas de prémios acabam em burlas telefónicas

O alerta já foi feito pela GNR mas as burlas continuam. Tudo começa com uma chamada do estrangeiro que apela ao retorno da mesma para que seja ganho um prémio, que na verdade não existe, mas que custa cerca de 30 euros à conta telefónica do ‘premiado’. O número de queixas junto da Anacom aumentou.

Promessas de prémios acabam em burlas telefónicas
Notícias ao Minuto

08:07 - 28/02/13 por Notícias Ao Minuto

País Crime

No espaço de uma semana, a GNR de Viseu e da Póvoa do Lanhoso lançou dois alertas sobre um novo tipo de burla que se traduz em cerca de 15 a 30 euros a menos no saldo do telefone.

Este esquema começa com uma chamada vinda de um número telefónico de países do Leste – embora o Diário de Notícias avance que o método também já é utilizado em Portugal – garantindo a quem atende que receberá um prémio se devolver a chamada. No entanto, o prémio não existe e quem se deixa ludibriar acaba com menos uns valentes euros no saldo.

Na página do Facebook da GNR de Viseu são dezenas as queixas e denúncias a este esquema de burla, sendo comum a referência a indicativos telefónicos da Bielorrússia e da Letónia (375 e 371, respectivamente). O número 37122652412 é, segundo os queixosos, o autor do maior número de chamadas.

Em Póvoa do Lanhoso também já foi denunciado um outro número estrangeiro, o 607930013, embora não seja este o que efectua a primeira chamada. De acordo com o DN, por vezes o primeiro telefonema é feito por um número não identificado, que garante pertencer à ZON, mas pede para que a chamada seja retomada para o número estrangeiro.

A GNR alerta também para que não seja fornecida qualquer tipo de informação sobre contas bancárias e cartões de crédito.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório