Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Hospital de Gaia informou Santo António sobre doente com Klebsiella

O Hospital de Gaia garantiu hoje ter informado na manhã de sexta-feira o hospital de Santo António que o paciente que recebeu desta unidade de saúde do Porto era portador de uma bactéria multirresistente.

Hospital de Gaia informou Santo António sobre doente com Klebsiella
Notícias ao Minuto

19:11 - 30/11/15 por Lusa

País Bactéria

O Centro Hospitalar de Gaia contraria, assim, as informações disponibilizadas sábado pelo Centro Hospitalar do Porto, que informou então não ter tido, até àquele momento, qualquer "comunicação formal" do Centro Hospitalar de Gaia sobre a matéria.

"Cumprindo todos os procedimentos, na passada sexta-feira, dia 27 de novembro, às 8:36, o Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos [GCL-PPCIRA] do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho [CHVNG/E] informou formalmente, via e-mail, o GCL-PPCIRA do Centro Hospitalar do Porto, comunicando o resultado do rastreio efetuado ao doente", revela comunicado hoje divulgado pelo hospital de Gaia.

Contactado pela Lusa, o Centro Hospitalar do Porto reiterou hoje não ter rececionado "nenhuma informação oficial" sobre a situação.

"O hospital Santo António não vai entrar em polémicas em relação a este caso", acrescentou fonte oficial.

No sábado, o hospital do Porto confirmou que "efetivamente foram transferidos, esta semana, dois doentes do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar do Porto para o Serviço de Cirurgia Cardiotorácica do CHVNG/E não tendo nenhum dos dois infeção ativa ou clínica que levantasse suspeitas de infeção".

"Apesar de não termos confirmação formal da situação e consequentemente detalhes epidemiológicos, a Comissão de Controlo de Infeção do Centro Hospitalar do Porto já tomou as medidas preventivas recomendadas", referiu fonte oficial daquela instituição que integra o Hospital de Santo António, no Porto.

Em comunicado, o Centro Hospitalar de Gaia vem hoje confirmar ter recebido no dia 25 de novembro "um doente transferido do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar do Porto, internado nessa Instituição desde o dia 11 de novembro".

"Na admissão, o referido doente foi submetido a rastreio ativo para o microrganismo/problema Klebsiella pneumoniae produtora de KPC, no âmbito dos atuais procedimentos em vigor no CHVNG/E. O resultado final da análise efetuada deu positivo", acrescenta.

O presidente da ARS-Norte afirmou hoje à Lusa não ter conhecimento da existência de outros doentes do Hospital de Santo António, Porto, infetados pela bactéria 'Klebsiella' multirresistente, além do que foi transferido para o Hospital de Gaia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório