Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Condenados 14 dos 27 arguidos suspeitos de furtos a residências

O arguido com pena mais pesada foi condenado a 15 anos de prisão.

Condenados 14 dos 27 arguidos suspeitos de furtos a residências
Notícias ao Minuto

13:17 - 30/11/15 por Notícias Ao Minuto

País Crime

O Tribunal Central de Lisboa julgou hoje 20 arguidos acusados de associação criminosa, dezenas de furtos a residências, auxílio à imigração ilegal e detenção de arma proibida.

Entre os 27 suspeitos apenas 20 foram hoje julgados, uma vez que sete não foram encontrados pelas autoridades, que suspeitam que estes tenham já saído do país.

Segundo a TVI, que cita os advogados de defesa, houve seis absolvições, nove condenados a penas de prisão efetiva e cinco a pena suspensa. O arguido com pena mais pesada foi condenado a 15 anos de prisão.

Os condenados são acusados de dezenas de furtos nos distritos de Lisboa e de Setúbal, que ocorreram entre 2008 e 2013, ano em que foram detidos e desde o qual se encontravam em prisão preventiva.

Os acusados estavam indiciados pelos crimes de associação criminosa, furto qualificado, auxilio à imigração ilegal, recetação, falsificação de documentos e detenção de arma proibida.

No entanto, ao contrário do que sustentava a acusação do Ministério Público, o tribunal não deu como provados os crimes de associação criminosa, recetação e de auxílio à imigração ilegal, considerando antes que os arguidos atuavam em "bando".

O juiz presidente explicou que o tribunal não considerou que atuação dos arguidos fosse sob forma de associação criminosa, uma vez que não ficou provado que existisse uma hierarquia definida ou uma coordenação explícita entre os seus integrantes.

Assim, o tribunal considerou apenas os crimes de furto qualificado, atuação em bando, falsificação de documentos e detenção de arma proibida.

Segundo a acusação, a maioria dos suspeitos eram provenientes da Rússia e Geórgia, tendo alguns procurado refúgio em Portugal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório