Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

Miguel Macedo informou advogado sobre imagens do interrogatório na CMTV

O ex-ministro Miguel Macedo disse hoje que informou o seu advogado sobre a divulgação pela CMTV de imagens do seu interrogatório judicial, para que este tome as medidas que entender adequadas.

Miguel Macedo informou advogado sobre imagens do interrogatório na CMTV
Notícias ao Minuto

20:15 - 29/11/15 por Lusa

País Vistos gold

"Já transmiti ao meu advogado que estava a acontecer essa situação e agora ele fará o que entender sobre essa matéria", afirmou Miguel Macedo, em declarações à agência Lusa, sobre a difusão das imagens e do áudio do interrogatório perante o Ministério Público como arguido realizado no âmbito do processo "vistos Gold".

Instado a comentar se a divulgação das imagens resulta de uma falha na justiça, o ex-ministro da Administração Interna disse desconhecer: "Não sei, mas isto nunca tinha visto. Nem sei se é falha, nem sei exatamente qual é o enquadramento disso neste momento. Justamente por isso é que dei conhecimento ao meu advogado. Agora que faça o que entender sobre isso", reiterou Miguel Macedo.

Sobre a divulgação das imagens, o antigo governante optou pelo silêncio.

"Não revelo os meus estados de alma. Não digo nada. Não tenho feito declaração nenhuma sobre o processo nem tenciono fazer, pelo menos para já", concluiu.

Miguel Macedo, que está acusado de três crimes de prevaricação de titular de cargo político e de um crime de tráfico de influência, contou à Lusa que soube da divulgação das imagens pela CMTV (Correio da Manhã TV), durante a tarde de hoje por "uma pessoa amiga".

Porém, o ex-ministro disse saber que o interrogatório judicial tinha sido gravado e filmado, considerando ser este "um procedimento normal".

A Lusa tentou contactar o advogado de Miguel Macedo, Castanheira Neves, assim como João Medeiros, advogado do antigo diretor do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Manuel Jarmela Palos, que é arguido no mesmo processo e também aparece nas imagens, mas tal não foi possível até ao momento.

A acusação do processo "vistos Gold" foi conhecida no dia 17 de novembro, decorrendo ainda o prazo para a abertura da fase de instrução.

Na edição de hoje em papel, que reproduz parte do interrogatório a Miguel Macedo, o jornal Correio da Manhã (CM) refere: "procuradores não ficam satisfeitos com ausência de explicações e acusam ex-governante de quatro crimes: prevaricação e tráfico de influências".

No processo "vistos Gold" estão também acusados o ex-presidente do Instituto de Registos e Notariado (IRN), António Figueiredo, o ex-diretor do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Manuel Palos, e ex-secretária-geral do Ministério da Justiça, Maria Antónia Anes, num total de 17 pessoas e quatro empresas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório